09/02/2015

09/02/2015

Confide envia mensagens privadas anti-screenshots

Apps como o snapchat popularizaram-se pelas suas mensagens "auto-destrutíveis", mas desde logo se sabia que eram vulneráveis aos screenshots - ou a que se tirasse uma foto do ecrã. Agora, esta app chamada Confide visa acabar com esse problema.




Se estão a pensar como é que uma app poderia evitar uma captura de ecrã feita pelo sistema, ou uma fotografia ao ecrã... a verdade é que não o faz. A Confide recorre a uma técnica bem mais simples, mas que não deixa de ser engenhosa: em vez de mostrar toda a informação no ecrã, aplica um sistema que apenas torna visível um pequena janela, fazendo com que seja impossível captar toda a informação numa única captura de ecrã ou fotografia.


Quer isto dizer que para lerem uma mensagem, terão que ir passando o dedo pela zona que quiserem ler (quer seja texto ou imagens), e no final a mensagem desintegrar-se-á para que nunca mais possa ser revista.


Claro que isto não invalida que alguém grave todo o processo em vídeo e posteriormente reconstrua a mensagem ou imagens - mas isso implica um processo bem mais moroso e complexo que a simples captura de ecrã que tradicionalmente derrotava este tipo de apps. E serve também para mostrar que para cada problema existe sempre uma solução... (nunca me iria lembrar disto como forma de contornar a possibilidade de alguém fazer uma captura de ecrã! :)


0 comments:

Enviar um comentário