16/02/2015

16/02/2015

Transforma o teu smartphone num detector de radiação


Muitas vezes deparamos-nos com apps que prometem fazer coisas impossíveis e que são autêntica "banha da cobra"; mas hoje trago-vos algumas apps que se poderia pensar estarem nessa categoria... mas são mesmo reais: apps que transformam um smartphone num detector de radiação.


Apps como o GammaPix ou o Radioactivity Counter poderiam ser apps suspeitas que se ignorariam logo à partida, por prometer transformar um smartphone num detector de radiação. Afinal... sensores de radiação ainda não fazem parte do conjunto sempre crescente de extras que temos nos smartphones, pois não?

Não... mas em praticamente todos os smartphones temos outro elemento que permite "desenrascar" uma medida do nível de radiação: a câmara!


Lembram-se daquele projecto que pretendia detectar os raios cósmicos usando os smartphones de todas as pessoas? O princípio de funcionamento é exactamente o mesmo. As partículas de maior carga energética podem ser detectadas por um sensor de imagem, pois causam um pequeno "flash" que pode ser medido e analisado num sensor que esteja completamente tapado (a luz não atravessa o bolso ou mala onde tiverem o smartphone, mas as partículas radioactivas não terão problemas em passar através disso - e muito mais).


É por isso que esta app necessita de alguns minutos iniciais para fazer uma calibração e avaliar a sensibilidade e comportamento do sensor; para depois poder usar esse valor como base de referência para as medições futuras. De modo simplificado, se o vosso smartphone com a câmara tapada apanhar apenas 5 ou 6 "pixeis iluminados" ao longo de vários minutos, será óbvio que algo de grave se passará se começarem a ver um festival de centenas de pixeis a iluminarem-se em poucos segundos.


Desta vez, o célebre "there's an app for that" é mesmo para levar à letra, mesmo quando se trata de uma app para detectar radiação. :)


GammaPix Lite

Radioactivity Counter

0 comments:

Enviar um comentário