15/02/2015

15/02/2015

Resumo da semana

Numa semana sem grandes notícias, tivemos mais algumas fugas de informação relativas aos próximos topos de gama a serem apresentados.

Pouco já falta para sabermos como vai realmente ser o Galaxy S6, ficando a curiosidade direccionada para o software. Vamos ver o que é que a Samsung nos vai reservar. Será que teremos um S6 com touchwiz emagrecido?

Para já, temos o resumo da semana, começando pelos jogos e apps.



Confide envia mensagens privadas anti-screenshots

Apps como o snapchat popularizaram-se pelas suas mensagens "auto-destrutíveis", mas desde logo se sabia que eram vulneráveis aos screenshots - ou a que se tirasse uma foto do ecrã. Agora, esta app chamada Confide visa acabar com esse problema.

Se estão a pensar como é que uma app poderia evitar uma captura de ecrã feita pelo sistema, ou uma fotografia ao ecrã... a verdade é que não o faz. A Confide recorre a uma técnica bem mais simples, mas que não deixa de ser engenhosa: em vez de mostrar toda a informação no ecrã, aplica um sistema que apenas torna visível um pequena janela, fazendo com que seja impossível captar toda a informação numa única captura de ecrã ou fotografia.

Quer isto dizer que para lerem uma mensagem, terão que ir passando o dedo pela zona que quiserem ler (quer seja texto ou imagens), e no final a mensagem desintegrar-se-á para que nunca mais possa ser revista.

Claro que isto não invalida que alguém grave todo o processo em vídeo e posteriormente reconstrua a mensagem ou imagens - mas isso implica um processo bem mais moroso e complexo que a simples captura de ecrã que tradicionalmente derrotava este tipo de apps. E serve também para mostrar que para cada problema existe sempre uma solução... (nunca me iria lembrar disto como forma de contornar a possibilidade de alguém fazer uma captura de ecrã! :)


MixLoader for Mixcloud

Na semana passada apresentámos mais uma app para quem gosta de música de dança. Hoje temos aquele que pode ser o melhor amigo desta app.

O MixLoader é uma app muito simples, que funciona em conjunto com o Mixcloud. Tem como único objectivo possibilitar o download das emissões rádio que o Mixcloud disponibiliza.

Nas minhas viagens de comboio, a cobertura da rede ainda deixa muito a desejar. Os pacotes de dados estão longe de ser compatíveis com o strem de audio e vídeo.

Assim, há que arranjar alternativas para ultrapassar estas limitações. É aqui que o MixLoader entra.

Esta app permite efectuar o download da emissão rádio através do botão de partilha do Mixcloud. Tão simples quanto isto.
Terminado o download, podem ouvir o mesmo Quando bem entenderem.

Até haver melhor solução, é o que temos para os gastos.


Twisty Planets

Escapar de planetas "estranhos" num ambiente gráfico divertido é o que nos propõe o Twisty Planets.

Neste jogo temos que ajudar o simpático Qub a escapar dos planetas e para isso ele terá que viajar através de um portal, que é activado após apanhar as 3 estrelas presentes em cada planeta.

Os planetas que fazem parte das 5 galáxias do Twisty Planets têm formas estranhas, muito "quadradonas" e para apanhar todas as estrelas e alcançar o portal vai ser necessário rodar o planeta, mas com cuidado para que o Qub não caia no espaço.

Para aumentar o interesse do jogo, ao longo dos 100 níveis também existem objectos escondidos, recompensas e algumas outras surpresas.




Um jogo que põe à prova a capacidade de raciocínio rápido do jogador

O Back to Bed é um jogo claramente inspirado no Monument Valley. Basta olhar para as imagens para não termos quaisquer dúvidas relativamente a este aspecto.

Tendo gostado imenso de jogar este último, foi com natural curiosidade que olhei para o Back to Bed, que até já por cá passou como Amazon Free App.
A mecânica do jogo é diferente da do Monument Valley, pareceu-me exigir maior intervenção do jogador, o que levou a adiar a sua compra.

Hoje, fruto de nova oferta via Amazon, adquiri este jogo e resolvi testar o mesmo.

O Back to Bed decorre em belos cenários, em perspectiva isométrica. Tal como no jogo que lhe serve de inspiração, nem sempre aquilo que nos parece assim é na realidade. Há que explorar diferentes... perspectivas. :)

O Bob é sonâmbulo, e é nosso dever levá-lo de volta à cama. Para isso temos maças que devemos pré-posicionar por forma a manter o Bob na rota da cama. É neste aspecto que prefiro a mecânica do Monument Valley, onde a acção se desenrola à velocidade que bem entendermos. Neste caso, temos de usar a função de pausa para pensar qual o próximo passo.
Caso o Bob caia, temos de voltar ao início do nível e repetir a jogada.

Podemos controlar o fiel companheiro do Bob (o Subob) com o toque no local a atingir, ou em alternativa, com um cursor virtual.




Hoje escrevemos pela primeira vez acerca de uma app dedicada aos dispositivos Android Wear, os wearables que utilizam o sistema operativo da Google, e a app escolhida foi o Wear Mini Launcher.

Quem tem um dispositivo Android Wear sabe que o acesso a uma app significa normalmente ter que demorar alguns segundos para aceder ao menu, fazer scroll até ao "start" e depois a escolher a app desejada.

O Wear Mini Launcher vem facilitar a tarefa de abrir uma app no smartwatch, uma vez que basta deslizar o dedo sobre o ecrã para, de imediato, aparecerem todas as apps disponíveis.
Mas se deslizarem duas vezes seguidas têm acesso a um menu de configurações rápidas onde, para além de informações sobre a bateria do smartwatch e do telefone, também é possível activar/desactivar o wireless, modo vibração ou definir o brilho do smartwatch.

Nas configurações deste mini launcher é possível definir qual dos lados do ecrã activa o menu das apps, bem como pormenores estéticos (como o tamanho dos ícones, cores, etc).

Outra funcionalidade do Wear Mini Launcher poder avisar-vos quando se afastam demasiado do telefone e se perde a ligação entre o smartwatch e o telefone.

O Wear Mini Launcher é compatível com os seguintes dispositivos Android Wear:
  • Moto 360
  • Sony SmartWatch 3
  • LG G Watch
  • LG G Watch R
  • Asus Zenwatch
  • Samsung Gear Live


Valentine Globe

No Dia dos Namorados nada melhor que uma app inútil dedicada a este tema, o Valentine Globe.

Esta app apresenta imagens de globos "amorosos", sempre em tons de vermelho e com muitos corações e onde nem sequer faltam um cachorrinho ou um bouquet de rosas.

E para que não falte nada, basta abanar o smartphone para cair neve dentro do globo. Que amoroso!




Passemos às notícias da semana.


Notícias do mundo Android:

OnePlus abre a loja!
Como manter o ecrã de um Android permanentemente ligado
Doogee Turbo Mini F1 - um Android de 4.5" com 4G por menos de 115 euros
Anúncio do Android aposta nos animais: amigos mas diferentes
Google compra Odysee - app de partilha e backup de fotos









0 comments:

Enviar um comentário