31/03/2015

31/03/2015

Últimas

Presidente da República não promulgou diploma sobre compensação equitativa relativa à cópia privada


Esta é sem dúvida uma das notícias mais inesperadas de sempre. Não temos por hábito abordar questões politicas, mas a não promulgação do diploma sobre a compensação à cópia privada, justifica uma excepção.

Depois de muitos truques e artimanhas e meias verdades, o diploma foi aprovado na Assembleia da República, sem que tenha havido uma amplo e justo debate sobre o mesmo.

O Presidente da República decidiu devolver este diploma à Assembleia, e os argumentos que apresenta para justificar esta decisão, são contundentes, o que deverá deixar os responsáveis governativos de orelhas a arder.

Várias referências à Europa, uma legislação comum, economia globalizada, direitos e compensação dos autores, taxas sobre equipamentos independentemente do destino que lhes seja dado pelos consumidores, são alguns dos aspectos referidos no comunicado publicado no site da Presidência.

Significativo ainda o destaque dado à posição da DECO, não se coibindo o Presidente de citar esta associação relativamente à forma como classificou o diploma, «obsoleto, ineficaz e desproporcionado».

A chamada de atenção para a necessidade, e passo a citar, « um debate alargado e consistente sobre esta matéria, que abranja todos os pontos de vista existentes».

Muito bem o Sr Presidente, agora vamos ver se a Assembleia (sim, não é só a maioria...) está receptiva a acatar as sugestões que agora lhe foram apresentadas.


Alcatel com smartwatch a preço de saldo



1.22" de ecrã, gyro, altímetro, sensor de batimento cardíaco, E-compass, NFC e IP67 são algumas das características deste relógio, isto por $150. Parece bom de mais para ser verdade.

A Alcatel decidiu prescindir do Android Wear, optando por um sistema proprietário com a justificação de pretender um equipamento compatível com Android e iOS.

Pessoalmente, não estou a ver quem opta por um smartphone de 700€ a olhar para este smartwatch, isto quando o Apple Watch está a chegar ao mercado. Teria sido mais sensato uma versão Android por este preço, a qual colocaria a concorrência em sentido.


Borlas do dia:


Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário