16/04/2015

16/04/2015

Android ganha reconhecimento de escrita do Google


Não deixa de ser um pouco caricato que algo que se tinha popularizado com os primeiros "pocket PCs" estivesse ausente do mais popular sistema mobile da actualidade; mas é coisa que fica hoje resolvida com a chegada deste Google Handwriting Input para Android.



O reconhecimento de escrita era uma das coisas mais espectaculares que se podia ter, há mais de uma década atrás, nos PDAs e Pocket PCs da altura. Rabiscar umas letras com os reduzidos stylus nos ecrãs plásticos e vê-las serem transformadas em caracteres era algo que nos fazia sentir donos de um dispositivo digno de um filme de ficção científica. Mas depois com a moda do "touch" os stylus desapareceram de cena, e com eles a funcionalidade de reconhecimento de escrita manual.


Embora sempre tenham existido apps e teclados que se dedicavam a esta funcionalidade, agora a coisa fica mais facilitada com a chegada deste Google Handwriting Input para Android.


Com este teclado, disponível para smartphone e tablets, podemos simplesmente escrever letras e palavras, como se fosse em papel, e o resultado é convertido de forma instantânea para texto digital; e pelos (curtos) testes que fiz, o faz com elevada precisão - e funcionando até para emoji.

Fica ao critério de cada um se deseja fazer este reconhecimento de forma local, ou se quer recorrer à ajuda da "cloud" do Google, que melhorará ainda mais os resultados obtidos (diz-nos o Google.)


0 comments:

Enviar um comentário