25/08/2015

25/08/2015

Estudo comprova que encerramento do Google News em Espanha foi prejudicial para jornais (e não só)



Depois da imposição de uma "taxa Google" que levou ao encerramento do serviço Google News (e outros) em Espanha, eis que chega um estudo que comprova aquilo que qualquer pessoa com bom senso saberia: que a lei feita com a desculpa de "proteger" os jornais, veio afinal ter resultados completamente opostos!

A imposição de taxas a pagar por todos aqueles que quisessem apresentar excertos de notícias com link para os sites originais; e que ainda por cima são de pagamento obrigatório, mesmo no caso de publicações que não as quisessem cobrar; teve como consequência o encerramento do Google News no país, assim como de vários outros agregadores espanhóis.

O resultado foi um decréscimo no número de visitantes aos sites de jornais, com proporcional quebra nas receitas da publicidade. Pior ainda, este efeito tornou-se ainda mais crítico no caso de sites menos populares e com menor volume de visitantes, que viram desaparecer ainda maior percentagem do seu público, levando também ao encerramento de alguns serviços.

Em suma, a tão desejada lei que deveria proteger as publicações, veio afinal agravar a sua situação e acelerar a morte de alguns destes sites noticiosos; ao mesmo tempo servindo para comprovar que o serviço de agregadores como o Google News - e outros - é afinal positivo e contribui para o aumento do número de visitantes dos sites a que fazem referência.

... Vamos lá ver se com estudos oficiais alguém tem coragem de reverter a coisa, ou se os responsáveis continuarão a preferir manter a cabeça enterrada na areia.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário