18/09/2015

18/09/2015

Apple estreia-se nas apps Android com app de Transferência para iOS


O Google não tem problemas em criar apps para o iOS, mas ver a Apple a criar uma app para Android seria algo que muitos pensariam nunca vir a acontecer. Mas aconteceu mesmo e, sem grandes surpresas, é uma app que visa facilitar a vida para quem se quiser mudar do Android para o iOS.




A app Move to iOS da Apple já está na Play Store do Google e permite que qualquer utilizador com um smartphone ou tablet Android (com versão 4.0 ou superior) possa transferir os seus dados para um iPhone ou iPad (com iOS9). A app funciona a par do processo de inicialização de um novo dispositivo iOS, que nos dá a opção de fazer esta migração de um Android, fornecendo um código que deveremos introduzir nesta app. Depois, o iPhone/iPad criará uma rede WiFi privada através da qual o dispositivo Android transferirá os seus dados para o iOS, e colocando tudo "no sítio certo" (ou assim a Apple promete).


O processo de transferência inclui coisas como fotografias, mensagens, definições da conta do Google, contactos e bookmarks, mas obviamente que não transfere apps (nem os seus dados), ou conteúdos como filmes e músicas que tenham sido comprados. No caso das apps, não será difícil encontrarem as mesmas apps ou equivalentes no iOS (embora seja sempre chato ter que voltar a comprar apps que já se tinha comprado para Android); no caso dos conteúdos... vem relembrar-nos porque motivo devemos combater o DRM e exigir a completa reformulação da forma de acesso aos conteúdos pelos quais pagamos.

Muitas vezes temos referido a questão das plataformas actuais se tornarem prisões, que vão dificultando cada vez mais a mudança para outras (à medida que se vão acumulando cada vez mais conteúdos comprados). Apps com esta apenas vêm dar ainda mais relevância a este aspecto - sabendo-se que, independentemente de que plataforma se tratar, será apenas uma questão de tempo até que se queira mudar para algo novo/melhor/diferente, e que isso deverá ser facilitado em vez de dificultado.

Tal como seria de prever, esta estreia da Apple na Play Store está a ser recebida com péssima pontuaçãos e comentários irónicos.


1 comentário:

  1. A apple não criou isso. Simplesmente pegou numa app do Android chamada "Copy My Data" e mudou-lhe o nome.
    http://appleinsider.com/articles/15/09/18/apple-rebranded-existing-app-for-move-to-ios-android-migration-tool-report-says

    ResponderEliminar