03/09/2015

03/09/2015

Chrome beta troca thumbnails por icons nas novas tabs



Se não gostam do aspecto da página com as miniaturas das páginas no Chrome para Android, é algo que deverá desaparecer em breve, como se pode ver pela nova página que surge no Chrome beta e dev, sinalizando que deverá passar para o Chrome oficial numa actualização futura.

Actualmente, quando se cria uma nova tab no Chrome, somos confrontados com uma página que nos mostras as miniaturas dos sites que visitamos mais frequentemente. Isso é algo que pode resultar bem no desktop, onde temos ecrãs de dimensões generosas, mas parece que o Google está a reconsiderar a sua utilização nos mobile, trocando-a por uma página que substitui esses thumbnails por simples icons com a inicial do site, para além de manter a linha de pesquisa do Google.

No entanto, isto é algo que só acontece para utilizadores com Android Lollipop ou mais recente (incluindo o preview do 6.0 Marshmallow) e que estejam a usar as tabs do Chome geridas dentro do Chrome e não misturadas com as apps do sistema (desactivando-se a opção "merge tabs and apps" nos settings).

A primeira vantagem é que assim se podem apresentar mais páginas (8 vs 6) - mesmo se o espaço para o texto por baixo dos icons é ainda mais reduzido - e temos também a vantagem adicional de assim se poderem poupar recursos, como memória, pois deixa de haver necessidade de guardar os tais thumbnails de cada site (que nalguns casos nem sequer permitem uma fácil identificação visual do site).

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário