29/09/2015

29/09/2015

Nexus 5X deixa a desejar face ao Nexus 5?


É hoje que ficaremos a conhecer oficialmente os novos Nexus 5X e Nexus 6P, na apresentação do Google marcada para o final da tarde, e onde as novidades relativas a estes smartphones deverão ser reduzidas, considerando que já se descobriu praticamente tudo sobre eles. E se se vierem a confirmar estas descobertas, o Nexus 5X poderá não ser aquilo que muitos esperavam que fosse.

Depois de se terem descoberto os slides de apresentação do Nexus 6P, foi agora vez de se descobrirem as (supostas) imagens com todos os detalhes do Nexus 5X, e que parecem confirmar aquilo que os rumores já indicavam: um smartphone com ecrã Full HD de 5.2", Snapdragon 808, 2GB de RAM, 16/32GB de flash, câmaras de 12.3MP e 5MP, sensor de impressões digitais, e Android 6.0. Embora o preço não seja referido, os últimos rumores apontam para os $379 para o modelo de 16GB.

É um modelo interessante... mas que poderá não ser suficiente para cativar todos aqueles que esperavam algo à altura do que o Nexus 5 tinha sido quando foi lançado. Quando o Nexus 5 saiu, foi um modelo que tinha tudo o que havia de melhor (excepto a câmara) a um preço imbatível; com este Nexus 5X, que continua a ser feito pela LG, temos apenas um modelo mediano em todos os aspectos (não que isso seja mau), e com um preço que já não será tão competitivo quanto o que seria desejado. Temos um CPU mais actualizado, mas que está longe de ser a referência actual; temos 2GB de RAM, tal como se tinha no Nexus 5 original, que já se pode considerar o mínimo indispensável e até se encontram em modelos low-cost; e faltará ver que tal se comporta a sua câmara de 12.3MP e se o posicionamento do sensor de impressões digitais é realmente prático de utilizar (certamente não o será quando o quiserem utilizar pousado numa mesa.)

Sendo eu um grande fãs dos Nexus, e que dou grande valor ao facto de ter um Android com actualizações garantidas, há muito que esperava a chegada de um digno sucessor do Nexus 5. No entanto, confesso que não fico completamente convencido de que este Nexus 5X seja aquilo pelo qual esperava (e nem sequer falo do aspecto deste modelo crescer ainda mais, para as 5.2", reduzindo ainda mais as diferenças para o Nexus 6P de 5.7".) Algo que também não é ajudado pelo facto dos modelos que vão surgindo a preços verdadeiramente irresistíveis, e que até nos fazem por em causa o valor que habitualmente se atribui ao factor "Nexus".

Publicado originalmente no AadM

2 comentários: