17/11/2015

17/11/2015

Google cria nova página para gestão dos dados pessoais


O Google continua a desintegrar o seu Google+, e agora é vez de lhe tirar mais um dos seus pontos centrais: o da gestão da informação pessoal de cada utilizador, que passa para uma nova página dedicada "About me".

As coisas parecem ficar cada vez mais complicadas para o Google+, que aos poucos vai vendo desaparecer as coisas que mais fariam sentido ficarem associadas a ele, como é o caso da gestão centralizada de toda a identidade de um utilizador Google - coisa que agora passa a estar disponível numa nova página About Me.

Esta é uma página que agrega a informação que normalmente estaria espalhada por vários locais, dependendo dos serviços a que dão uso, e que inclui coisas como os emails e telefones que têm associados, morada, sites que tenham ou para os quais contribuam, em que escolas andaram, onde trabalham, etc. etc. Alguma desta informação poderá estar disponível de forma pública, outra só será visível para vocês, dependendo das opções que definiram.

Como é frequente no Google, é também uma página que nos chega em autêntica versão "beta", como se alguém no Google se tivesse fartado de esperar e exigisse que fosse lançada assim e "acaba-se mais tarde". Temos coisas curiosas como o facto da página só nos dar acesso à nossa própria informação (não podemos ver a informação pública de outros utilizadores - ou sequer de ver como é que os nossos dados serão vistos por outros); ou até detalhes como o facto de, ao se tentar editar a data de nascimento, se ser convidado a dar um salto à (outra) página da conta do Google, onde se poderá fazer essa edição.

Uma coisa é certa... com esta vontade de desintegrarem o Google+, parece-me que em breve não restará nada que justifique que continue a existir.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário