23/11/2015

23/11/2015

Windows Mobile fecha a porta ao Android


Depois de ter anunciado que o Windows iria correr apps Android sem que os seus developers tivessem o trabalho de as adaptar para o sistema da Microsoft, surgem agora indicações de que esta capacidade irá ser abandonada.
A MS há muito que nos apresenta o Windows como plataforma universal, mas isso não resolve automaticamente o problema de falta de apps que enfrenta face às plataformas iOS e Android. Daí que uma das suas apostas fosse facilitar a conversão de apps destas plataformas para o Windows, e que no caso das app Android estaria a cargo do Project Astoria - um verdadeiro emulador de Android que permitiria correr apps Android directamente no Windows sem necessidade de recompilações ou modificações.

Mas parece que as coisas não estão a correr bem e o futuro do Project Astoria começa a ser posto em causa. Embora a MS não avance com informações ou explicações, uma das questões poderá ter a ver com a facilitação da pirataria (ao executar directamente APKs Android); enquanto outros dizem que tal se deve a questões técnicas que prejudicam o desempenho do próprio sistema Windows ao emular app Android); sendo que também não se pode ignorar o facto de que, com o Project Astoria os developers deixariam de ter grande incentivo para criarem apps para Windows, limitando-se a fazer uma app para Android que depois poderia ser executada nos Windows.

Sejam quais forem os motivos ou justificações, este retrocesso pode fazer com que tudo volte à estava zero, e a aposta dos developers na plataforma Windows seja feita a um ritmo bastante mais lento... (ou que muitos deles nem lancem versões para Windows, considerando o atraso que leva face ao Android e iOS.)



Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário