02/12/2015

02/12/2015

Android Studio 2.0 com novidades que vão agradar aos developers


Qualquer plataforma é apenas tão boa quanto a sua capacidade de atrair developers que para ela criem apps de qualidade, e felizmente essa é uma área na qual o Google tem feito um enorme esforço para se modernizar, com o próximo Android Studio 2.0 a ser disso exemplo.
Depois de muitos anos assente num conjunto de ferramentas de programação "à antiga", o Google decidiu investir no Android Studio como ferramenta para facilitar o acesso à criação de apps para Android; e com o novo Android Studio 2.0 (por agora ainda em fase de testes) as coisas vão ficar melhor que nunca.

Criar um programa é um processo interactivo em que continuamente se escrevem partes do programa e são executadas para confirmar que fazem aquilo que se quer; e isso era algo que mesmo no Android Studio implicava pausas demoradas. Com o novo Android Studio 2.0 o Google implementou algo a que chama Instant Run, e que basicamente permite que o programa possa ser alterado e essas modificações possam ser experimentadas no emulador ou dispositivo Android de testes de forma quase imediata. Não será uma programação com efeito em tempo real, mas quase.

Para além disso, o Android Studio 2.0 vem com novos emuladores de Android, com desempenho bastante melhorado e acesso facilitado a funções como a câmara e GPS (podemos até usar percursos pré-definidos para simular rotas que estejam a ser percorridas.) E para quem estiver a trabalhar em jogos ou apps que usem gráficos, há um novo GPU Profiler que permitirá optimizar ao máximo o hardware.

Boas notícias para os developers Android, tanto os actuais como aqueles que ainda pretendem vir a sê-lo. :)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário