21/12/2015

21/12/2015

Google Now on Tap permite captura de ecrã mais simples


Tirar screenshots num dispositivo Android pode (normalmente) ser feito pressionando a combinação de teclas de volume down + power button; mas isso é algo que nem sempre é pratico de se fazer dependendo do seu posicionamento. Nos Android 6.0 isso pode agora ser feito via Google Now on Tap, sem necessidade de fazer malabarismo com os dedos.

O Google Now on Tap é a nova funcionalidade que tenta reconhecer a apresentar informação pertinente sobre aquilo que se tiver no ecrã no momento; mas que agora ganha uma funcionalidade adicional que poderá ser útil sempre que se desejar fazer uma captura de ecrã e não se quiser recorrer à tradicional combinação de teclas - podendo isso ser causado por algo tão simples como só terem uma mão livre para usar o smartphone.

Para fazer a captura de ecrã basta chamarem o Google Now on Tap a partir do ecrã desejado (mantendo pressionando o home button), e de seguida clicarem no pequeno icon de partilha no canto inferior esquerdo. Depois, terão apenas que ter alguma paciência, pois poderá demorar vários segundos até que finalmente a captura seja feita e surja a lista de apps na qual querem partilhar, ou até simplesmente enviarem-na para o Google Photos (uma vez que usando este método, a captura não fica automaticamente gravada na pasta dos screenshots como acontece quando se faz a captura usando os botões.)


Para além disso, há ainda algumas outras diferenças nas capturas. Quando se usa o sistema de screenshots pelos botões, temos uma cópia integral do ecrã que inclui a barra das notificações e dos botões de software do sistema; usando a captura via Google Now on Tap, ambas as secções ficam sem os respectivos icons e informações - o que poderá ser útil para os casos em que desejam fazer screenshots sem que se vejam as notificações que têm pendentes ou a hora, nível de bateria, etc.

Esta funcionalidade está disponível em dispositivos com Android 6.0 e que já tenham feito a actualização da app do Google para a versão v5.7.13.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário