21/12/2015

21/12/2015

Últimas

O Android 6.0 já começou a chegar oficialmente a alguns equipamentos, se bem que estes apenas representem um leque reduzido face ao universo actualmente em utilização.
A comunidade responsável pelo CyanogenMod tinha por hábito dedicar-se aos Nexus e topos de gama, mas este paradigma parece estar a mudar. Será este um bom exemplo para as grandes marcas?
A OnePlus ainda não lançou o Android 6.0 para qualquer um dos seus três smartphones, mas pelo menos vai lançando actualizações com melhorias. O OnePlus 2 já tem mais uma a caminho.

CyanogenMod mostra como poderiam ser as actualizações



O tema das actualizações é recorrente aqui no Apps do Android. Continua sem fim à vista uma solução que melhore o sistema actualmente em vigor.

Na semana que passou quatro novos smartphones da LG passaram a ser suportados oficialmente pela comunidade do CyaonogenMod. O mais interessantes é que se tratam de equipamentos de gama média/entrada, quando o habitual era termos apenas CM para Nexus e topos de gama.

O facto de termos uma comunidade a trabalhar nas horas vagas, que mesmo assim consegue disponibilizar actualizações primeiro que as próprias marcas só pode ser visto como algo preocupante pela parte de que gere estes assuntos.

É certo que não estamos a falar do mesmo nível de exigência, mas em termos práticos, ao fim de algum tempo, um firmware disponibilizado pela comunidade consegue apresentar um nível de qualidade bem aceitável, não sendo detectados problemas na grande maioria das operações.

Se alguém consegue este feito nos tempos livres, porque razão não conseguem as diferentes marcas fazer algo semelhante com os seus serviços?

A Sony faz algo semelhante, disponibilizando uma versão de testes para que a comunidade de utilizadores possa testar em modo live o seu firmware mais recente, obtendo desta forma informação privilegiada em tempo récord. A HTC parece estar interessada em voltar aos tempos do Windows Mobile, onde os seus então QTEK eram um verdadeiro banco de ensaios.

Não poderia ser esta uma forma alternativa de resolver a questão? Os Geeks e curiosos mais impacientes  passavam a ter acesso em primeira mão às novas versões do Android e as marcas aumentavam o seu universo de testes em quantidade e qualidade.


OnePlus lança mais uma actualização

O Android 6.0 Marshmallow é esperado com ansiedade por parte de todos os que gostam de estar na crista da onde, e convenhamos que quem compra um OnePlus tem grande probabilidade de pertencer a este grupo de pessoas.

Depois de terminada a ligação com a Cyanogen, a OnePlus contratou uma série de developers que se dedicavam a criar versões alternativas do Android, esperando dessa forma manter os seu SO em desenvolvimento.
Para já ainda não temos Android 6.0, "apenas" mais uma actualização do OxygenOS para o OnePlus 2. A lista de novidades é a seguinte:
  • Fixed dual SIM preference selection issues in settings
  • Added NTFS and exFAT support for OTG
  • Fixed Google Camera photo-sphere and panorama bugs
  • Screen temperature can now be adjusted from quick settings
  • Added hide search bar option in launcher settings
  • Security patches
  • Holiday wallpapers
  • General bug fixes and optimizations
Não foi feita aos dois outros smartphones da marca, mas é de esperar que também sejam alvo de semelhante actualização.



Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário