19/01/2016

19/01/2016

Pine A64, uma máquina "potente" para montarem o vosso equipamento Android


O pequeno Raspberry Pi já se assumiu como referência incontornável nos micro-computadores de baixo custo, mas não há falta de pretendentes com vontade de lhe roubar o posto - como é o caso deste Pine 64, que quer ser um super-micro-computador mais potente que o Pi... e mais barato.

O Raspberry Pi tem sido utilizado para mil e uma coisas, e a cada semana esse número vai aumentando. Mas, haverá situações para as quais se fica com pena que o Raspberry Pi não tenha um bocadinho mais de potência ou uma qualquer característica que seria mesmo à medida do que se pretendia. Com este Pine A64, é bem menos provável que isso aconteça.

O Pine A64 já atraiu mais de 22 mil interessados no Kickstarter, e não é difícil perceber porquê. O Pine vem equipado com um CPU ARM quad-core de 64 bits (Cortex A53), com 512MB ou 1GB de RAM (e irá ter também uma versão com 2GB de RAM), micro SD até 256GB, Ethernet (Gigabit na versão mais potente), 2 portas USB, saída HDMI com suporte 4K, descodificação por hardware de H.265 (4K) e H.264 (1080p60), e pode correr Android 5.1, Ubuntu, OpenHAB (e outros). Tudo isto por apenas $15 ou $19.

Os interessados podem optar ainda por alguns packs onde vem os extras incluídos para transformar este Pine num media player 4K, ou num cérebro para uma casa inteligente (incluindo módulo Z-Wave); e os fãs da electrónica poderão também dar uso às suas portas de expansão para lhe ligarem um LCD, touchscreen, câmara, etc. (também há kits com esses componentes disponíveis).

Não será fácil conseguir superar o estatuto do Raspberry Pi, mas mesmo que isso não seja conseguido, em nada irá manchar o sucesso deste Pine A64.



Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário