16/03/2016

16/03/2016

Android N resolve demora na instalação das aplicações


O tempo de instalação das apps no Android podia atingir valores ridículos (vários minutos!) mas o Android N vem finalmente por um ponto final nisso, e também nas longas demoras de re-optimizações das apps após a instalação de actualizações do sistema.
Quem utiliza Android já terá passado pela inexplicável situação de ver uma app com poucas dezenas de megabytes depois ficar em processo de instalação durante longas dezenas de segundos, ou mesmo vários minutos. Essa demora é devido ao processo de compilação e optimização que o Android aplica à app, e que tinha sido a forma encontrada para garantir que depois, em utilização, o funcionamento da app fosse o mais rápido e eficiente possível. Mas com o Android isso volta a melhor - e felizmente, para melhor.

O Android N passa a contar um compilador JIT (just-in-time) assim dispensando a necessidade da pré-compilação no momento da instalação da app, e é capaz de o fazer de forma praticamente imediata quando houver necessidade de executar a app. Para além disso é também suficientemente inteligente para ir analisando a app e fazer optimizações sucessivas, mediante o tipo de uso.

Num teste feito com um Nexus 6P com Android N e um Galaxy S7 com Android M, os resultados para a instalação de apps como o Facebook e Facebook Messenger falam por si:
  • Facebook Messenger:
    Nexus 6P: 17 segundos   vs   Galaxy S7: 45 segundos
  • Facebook:
    Nexus 6P: 32 segundos   vs   Galaxy S7: 3 minutos 21 segundos
E como benefício adicional, desaparecem também as demoradas fases de optimização das apps após qualquer actualização do sistema; e que para quem tiver várias centenas de apps instaladas, poderia representar dezenas de minutos sem poder utilizar o seu smartphone ou tablet.



Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário