24/03/2016

24/03/2016

Google Chrome com "novo" método para gestão das páginas abertas


Depois de atirar as páginas abertas no Chrome para o gestor das apps, a Google parece reconhecer que a medida não funcionou tão bem quanto esperava e com a mais recente versão do Chrome passa a utilizar o método antigo.

Gerir janelas de apps e janelas de browsers poderá não ser simples, mas no Android isso era feito de forma fácil e separada: o gestor de apps deixava-nos seleccionar qual a app que queríamos usar da lista de apps abertas/recentes; para gerirmos as tabs abertas no Chrome, usávamos o próprio Chrome. Isso mudou com a chegada do Android 5.0 Lollipop, que passou a apresentar as tabs abertas no Chrome como se fossem apps - numa medida que foi apreciada por alguns, e criticada por outros. Mas não era muito grave, pois quem não gostasse tinha a opção de continuar a usar o método antigo.

E agora, com o mais recente Chrome para Android, a Google passa a fazer isso de origem, optando por deixar o método antigo seleccionado de origem, e fazendo com que quem apreciar o método de ter as tabs misturadas com as apps tenha que ir às definições do Chrome e activar o "Merge tabs and apps".

A Google não deu, por enquanto nenhuma explicação para o motivo desta mudança de posição; mas tal como tinha acontecido com a sua implementação, esta mudança não será demasiado grave, pois os utilizadores continuam a ter a opção de escolherem o método que mais lhes agrada. (Pessoalmente, vejo esta mudança da Google como uma vitória, pois sou daquelas pessoas que após ter experimentado o novo sistema durante algumas semanas, fui desactivar a opção para não ter as coisas misturadas! :)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário