21/03/2016

21/03/2016

Já conhece as potencialidades do Google Translator?


O Tradutor (Translator) é uma das ferramentas mais interessantes que a Google coloca ao nosso dispor. Permite-nos a qualquer momento conseguir uma tradução em tempo real de palavras, frases e conversões em 103 idiomas.
Tem mais de 500 milhões de utilizadores activos, que efectuam por dia mais de mil milhões de traduções. É um serviço gratuito, utilizado a nível global, com 95% do tráfego a vir de fora dos Estados Unidos da América.

A aplicação para Android permite obter a tradução através de voz, imagem ou digitação de texto.


Basta escrever (ou falar ) o que se pretende traduzir e em tempo real obtemos a tradução, que pode ser ouvida pelo nosso interlocutor.

O modo de conversação é particularmente interessante para transmitirmos a outra pessoa o que pretendemos, sem estar a fazer uso da nossa pronuncia menos bem conseguida. Quando se trata de idiomas menos utilizados pelos os ocidentais, esta opção é uma verdadeira bênção. :)

Podemos apontar para um texto (um menu de restaurante, por exemplo) como se fossemos tirar uma fotografia, e mais uma vez em tempo real, temos o texto no idioma traduzido. Na imagem que se segue podem ver um exemplo desta funcionalidade, onde apontei a câmara para um texto em português e a aplicação apresentou a tradução em inglês.



Não estão disponíveis traduções para todos os idiomas entre si, mas é garantido que pelo menos existe a possibilidade de traduzir de inglês para um dos 103 idiomas.


O melhor de tudo é que podem levar esta aplicação no smartphone para utilizar numa visita a outro país, sem estarem preocupados com os pacotes de dados. Tanto a tradução via câmara, como via voz permitem descarregar atempadamente o pacote de dados para posterior utilização, sem que haja lugar a consumo de dados móveis.

Deixa portanto de existir o problema de pedirmos um prato a pensar numa coisa e aparecer-nos outra pela frente. Basta levarmos o Google Translator connosco.

0 comments:

Enviar um comentário