21/03/2016

21/03/2016

AsteroidOS quer conquistar os smartwatches


O segmento dos smartwatches tem sido um dos mais concorridos, mas as opções a nível de software continuam a ser bastante limitadas. O AsteroidOS quer mudar o panorama, e assume-se como a alternativa open-source ao Android Wear.

Actualmente, as opções a nível de sistemas disponíveis nos smartwatches dividem-se entre o watchOS da Apple, o Android Wear da Google, Tizen da Samsung, ou então outros sistemas igualmente proprietários feitos à medida para o dispositivo em questão. Para os fãs do open-source, não será propriamente uma opção saudável ter que optar por qualquer um destes - e daí o nascimento deste AsteroidOS.

O AsteroidOS é uma versão de Linux feita especialmente para smartwatches, e embora ainda esteja em fase beta e disponível para o LG G Watch e LG G Watch Urbane, poderá facilmente alargar-se a outros smartwatches (particularmente os que correm Android Wear, pois o sistema pode usar os mesmos drivers usados pelo Android.)


Embora ainda haja muito por fazer, o AsteroidOS dá já um ar da sua graça com um funcionamento bastante fluido e contando com um conjunto de funções básicas, como um calendário, calculadora, cronómetro... e até monitor de frequência cardíaca.

Para todos aqueles que não gostam de suspeitar do que o software no seu smartwatch possa estar a fazer sem o seu conhecimento, fica assim resolvido o problema, com um sistema que poderão ver e modificar ao seu gosto, e que provavelmente veremos ser aplicado a outros dispositivos à medida que a família dos wearables for crescendo.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário