13/04/2016

13/04/2016

Números do Android continuam a desiludir


Numa altura em que estamos a meio do programa de desenvolvimento do Android N, os últimos números referentes à utilização por versão mostram-nos uma realidade verdadeiramente desoladora. As marcas vão lançando as actualizações, seguindo o seu planeamento que maioritariamente se centra nos topos de gama. Os equipamentos de gama média são quase que ignorados, sendo que se encontram honrosas excepções na Motorola. É também esta marca que nos mostrou como deveria funcionar o processo das actualizações, ao disponibilizar o Android Marshmallow para o seu Moto E (pelo menos para a Europa, já os EUA, ficam a ver navios).


Olhando para os últimos números relativos às versões do Android em utilização, verificamos que a versão 6.0 Marshmallow ainda não atingiu os 5%, algo que vai de encontra ao acima referido: topos de gama e pouco mais.

O KitKat continua a ter quase tanto peso quanto o Lollipop,  o que dá uma imagem desoladora do programa de actualizações. Este facto só não é mais grave, pois o KitKat foi uma versão que nos trouxe melhoramentos significativos em termos de desempenho, ao passo que o Lollipop se centrou na parte da interface e funcionalidades, tendo por isso um impacto menor, mas não menos importante.

Olhando para o futuro, continua a haver esperança. Na verdade, mal seria se assim não fosse, pois representaria uma plataforma sem futuro a longo prazo. A ver vamos se o novo Android consegue trazer significativas melhorias neste campo.

Perante este cenário desolador, se estão a ponderar comprar um novo equipamento, a sugestão será aguardar até à chegada do novo Android, algo que ainda deverá demorar cerca de um ano (para as grandes marcas). Até lá, aproveitem as fantásticas propostas que nos chegam da China, onde por menos de 150€ conseguimos terminais com especificações e desempenho surpreendentes.

0 comments:

Enviar um comentário