20/04/2016

20/04/2016

Parceria Huawei - Leica ainda faz correr muitos bits


O Huawei P9 foi apresentado com toda a pompa e circunstância, tendo a marca desde cedo optado por dar especial destaque à dupla câmara traseira desenvolvida em parceria com a Leica, uma histórica do sector.
Esta dupla desde cedo fez mexer a imprensa, com inúmeros artigos a serem publicados, sempre numa tentativa de se saber mais acerca do que se poderia esperar da colaboração entre estes dois gigantes.

O CEO do Consumer BG da Huawei, Yu Chengdong (Richard Yu) fez questão de enaltecer a parceria com a Leica, tendo o Chief Executive da Leica, Oliver Kaltner retribuído o elogio, chamando à atenção para a importância que os equipamentos móveis têm hoje em dia em termos de fotografia.

Fica assim bem patente a importância atribuída pelas duas companhias a esta parceria que se prevê vir a ser de longo prazo.


No dia de ontem começaram a surgir rumores sobre o nível de envolvimento da Leica no desenvolvimento da câmara, a qual terá ficado a cargo de um fabricante chinês ( Sunny Optical), especializado neste tipo de produto. A Leica teria apenas colaborado no desenvolvimento do image profile algorithm que dá o tom que a marca utiliza nos seus equipamentos.

Tendo em conta o mercado global em que nos encontramos, onde grande parte da produção é deslocalizada para países com menor custo de mão de obra, não há grande surpresa neste facto. Se o smartphone é produzido na China, porque razão não poderá o módulo da câmara também ser? Naturalmente que todo o processo de desenvolvimento e produção terá que ser acompanhado pelas entidades responsáveis.

Tal como se exige numa situação destas, a Huawei já emitiu uma posição pública para clarificar esta questão. A mesma é apresentada em inglês para que não correr o risco de alterar a mensagem transmitida.

The P9 and P9 Plus were co-engineered between Huawei and Leica. This is the first collaboration between the two companies following a long-term partnership that was announced in February. From the very beginning, Leica has been deeply involved in the development of these devices. There has been significant technological collaboration between Huawei and Leica around many aspects of the camera, including optical design, imaging quality, image data processing, optimization, and the mechanical construction of the camera module to the graphic user interface. The devices meet Leica’s highest imaging quality standards.

0 comments:

Enviar um comentário