21/04/2016

21/04/2016

Samsung ajuda a proteger as crianças ao utilizar o tablet ou smartphone


Hoje em dia é normal ver uma criança a brincar com um tablet ou smartphone. Longe vão os tempos em que as brincadeiras de rua dominavam sobre tudo o resto, com as vantagens e inconvenientes que daí advinham.
O tempo que as crianças passam com estes equipamentos começa a ser preocupante, pelo que urge tomar medidas que visem reduzir o tempo de utilização, assim como melhorar as condições em que o fazem.

Já temos várias apps para controlar o acesso às aplicações, limitando o horário ou mesmo a sua utilização. A Samsung lembrou-se agora de controlar outro aspecto muito importante, a distância entre o equipamento e a face da criança.

O Safety Screen tem como única função regular a utilização do equipamento móvel, avisando o utilizador sempre que a sua face esteja demasiado próxima do ecrã. Para isso, utiliza a câmara frontal.


Na primeira utilização, e sempre que desactivemos esta funcionalidade, temos de definir um utilizador e respectiva password. Depois de definido, não faz muito sentido estar a introduzir novos dados. A aplicação deveria dar a possibilidade de activar a função com os dados definidos para o utilizador inicial e em alternativa, permitir a definição de um novo.

Depois de activada, não há que fazer mais nada. Basta utilizar o equipamento.  


Sempre que aproximem o ecrã da face, a aplicação mostra uma animação no centro do ecrã, que só é desactivada quando voltarem a ter uma distância segura. Para melhorar a eficiência, seria interessante ter um aviso sonoro (configurável). Como bem sabemos à quem seja muito determinado... :)

A aplicação funciona com outros equipamentos que não os Samsung. No caso em questão foi testada num Nexus 6P da Huawei. Há que saudar esta opção por parte da Samsung, esperando que seja seguida por esta e outras marcas quando disponibilizarem novas aplicações.

0 comments:

Enviar um comentário