09/07/2016

09/07/2016

Sabe porque razão os launchers do Android não têm Google Now?


O Nova Launcher, a par do Apex, é dos Launchers mais populares entre os utilizadores Android. O seu vasto leque de opções e funcionalidades rapidamente conseguiu captar a atenção de todos os que gostam de configurar o mínimo aspecto do seu equipamento.
Uma das principais lacunas que os launchers hoje em dia apresentam, é a ausência de um acesso rápido (swype esquerda-direita) ao Google Now. Kevin Barry, um dos responsáveis pelo Nova Launcher, veio a público explicar porque razão não dá suporte ao Google Now.

Esta declaração tem particular interesse, pois a Sony ainda recentemente anunciou que o seu launcher vai passar a integrar o Google Now. Como referimos na altura, esta é era uma novidade no mundo Android, pois até agora apenas o Google Now Launcher apresenta esta funcionalidade.

Para Barry, a Sony deverá ter obtido algum tipo de licenciamento junto da Google para tirar partido da API que esta desenvolveu para permitir aos fabricantes incorporarem o Google Now nos seus launchers. Há que recordar que o launcher dos OEM é uma aplicação de sistema, algo que é obrigatório para poder utilizar a API da Google.

Uma das formas do Nova Launcher também poder ter acesso ao Google Now seria através de um acesso root, para ter o launcher a correr como uma aplicação de sistema. Sendo possível, não é uma opção minimamente interessante, pois nem todos os utilizadores têm root, e esta alternativa poderia deixar de funcionar a qualquer momento com uma alteração da API por parte da Google.

De uma forma uma realista, Kevin Barry prefere esperar e acreditar que esta acção conjunta Google-Sony pode ser um teste para um posterior alargamento do Google Now à comunidade de developers.

Se gostam do Nova Launcher e gostavam de poder utilizar o Google Now, não deixem de dar o vosso "+1" no post que o Barry publicou no Google +.

0 comments:

Enviar um comentário