29/08/2016

29/08/2016

Actualização para Android 7.0 - A culpa morre solteira


A cada lançamento de uma nova versão do Android, há sempre equipamentos mais mediáticos que acabam por ficar para trás. Desta vez, com o Android 7.0 Nougat, a questão voltou a repetir-se, se bem que com maior impacto. Nexus 5, Xperia Z3, Galaxy S5 ou LG G3 são terminais que ficam pelo caminho, morrendo oficialmente com o Android 6.0 Marshmallow.

Estes smartphones têm em comum o processador, um Snapdragon 800/801 da Qualcomm. Quando se tenta identificar um culpado pela ausência da actualização, rapidamente se apontam as culpas para a empresa responsável pelos processadores. Quando questionada sobre este facto, a Qualcomm refere que nenhum OEM a solicitou, devido a que os equipamentos com o Snapdragon 800/801 já atingiram o fim de ciclo.

Se tivermos em conta que a Sony surpreendeu toda a gente ao apresentar um firmware de testes do Android Nougat a correr no Xperia Z3, há algo que não bate certo na explicação da Qualcomm. Zingo Andersen da Sony Mobile refere no Google + que se trataram de razões técnicas e legais. Já Ola Olsson, diz que não quer entrar num jogo de lançar as culpas para o outro lado, razão pela qual não pode avançar com mais explicações relativamente aos aspectos técnicos. Uma coisa era certa, o firmware não seria capaz de passar no Compatibility Test Suite, CTS.

As responsabilidades passam então para a Google, o que leva este assunto para contornos ainda mais estranhos, pois ficamos num caso de pescadinha com rabo na boca.

Em termos de suporte, o Android 7.0 Nougat vai funcionar num conjunto bastante alargado de hardware. Olhando para o terminais que ficam excluídos, não será uma questão de desempenho, pois teremos equipamentos com o Snapdragon 410 vão correr a nova versão do Android.

O site Android Authority avança com uma teoria que aponta a encriptação como a responsável pela exclusão dos equipamentos. No Android 6.0 a encriptação (opcional) era feita à partição, ao passo que no Android 7.0 passa a ser feita ao nível do ficheiro, a qual será possivelmente obrigatória.

O suporte à encriptação por hardware só chegou com os ARMv8, especificação que abrange os Snapdragon 410. Ficou mais que provado que a encriptação por software não era opção, devido ao baixo desempenho do equipamento, sendo esta muito provavelmente a razão para que o Nexus 5 e afins fiquem pelo caminho.

1 comentário:

  1. Li não sei onde que o culpado era o Vulkan, pois o processador fisicamente não estava preparado para o usar.

    ResponderEliminar