07/08/2016

07/08/2016

Google distribui publicidade perigosa


Se se têm deparado com redireccionamento para outras páginas, ou popups com alertas de que têm o smartphone infectado, ao visitarem o Aberto até de Madrugada e outros sites - o problema não é vosso, mas é mesmo da Google.

São muitos os leitores que nos têm avisado de que, ao tentarem visitar o Aberto até de Madrugada nos seus smartphones, se têm deparado com avisos fraudulentos de que o seu smartphones está infectado com vírus e recomendando a utilização de uma qualquer ferramenta de limpeza dos mesmo. Obviamente, trata-se de publicidade maliciosa, intrusiva, e que deverá ser ignorada - mas o mais perturbador é que esta publicidade está a ser injectada pela própria Google através da sua rede AdSense.

A rede de publicidade da Google conta com dezenas de parceiros, e haverá um deles que está a deixar passar esta publicidade indesejada (embora isso não desculpe a Google de não implementar um processo de verificação que a impedisse de chegar até aos utilizadores). Este tipo de ataque tem estado a aumentar de frequência - comprovado pelo aumento do relatos que os nossos leitores têm feito - e atingem muitos outros sites. Por exemplo, também Artem Russakovskii, responsável pelos sites Android Police e APK Mirror, se tem queixado do mesmo - e o mesmo pode acontecer em qualquer outro site que apresente publicidade usando o AdSense da Google.




Obviamente que é uma situação bastante desagradável, e complicada pelo facto de nada podermos fazer quanto a isso por estar completamente fora das nossas mãos. Nem sequer há forma fácil de bloquear a publicidade maliciosa em questão, uma vez que a mesma redirecciona o utilizador para outras páginas, impedindo que se veja qual o anúncio malicioso que está na sua origem. No nosso caso torna-se ainda mais desesperante, devido ao template mobile do site ser gerado automaticamente pelo Blogger e não nos dar hipótese para remover a publicidade separadamente nesse caso (senão já o teríamos feito).

Embora não seja a solução ideal, recomendamos que simplesmente ignorem esta publicidade caso vos surja, ou em alternativa usem a versão "desktop" do AadM, seleccionado o "Request desktop site" no Chrome (ou opção equivalente no browser que estiverem a usar) - ou forçando manualmente a utilização das páginas não-mobile trocando o "?m=1" que aparece no URL por um "?m=0".


Esperamos apenas que o acréscimo no número destes casos faça com que a Google dedique mais alguma atenção ao assunto e faça algo para o resolver... Até lá, resta-nos pedir as nossas desculpas a quem vir surgir no seu smartphone este tipo de coisas ao tentar visitar o Aberto até de Madrugada. :(

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário