20/09/2016

20/09/2016

SwiftKey melhora sistema de previsões de escrita


Os fãs do SwiftKey no Android vão notar que o seu teclado passou a fazer sugestões de palavras muito mais acertadas, e tudo se deve à preciosa ajuda da inteligência artificial.
O SwiftKey há muito que se popularizou por fazer previsões bastante acertadas quanto ao que se queria escrever (e aprendendo connosco), mas na verdade o seu sistema era bastante simples, pegando nas últimas duas palavras escritas e procurando numa base de dados as três palavras mais prováveis que costumam ser escritas a seguir. Isso funciona em muitos casos... mas também falha flagrantemente noutros, pois não tem a capacidade de reconhecer o contexto de uma frase mais prolongada.

Felizmente, com a aquisição pela Microsoft o SwiftKey ganhou novos recursos, como os que agora permitem que o seu sistema de previsão passe a utilizar uma rede neural, capaz de ter em consideração toda a frase, e com a promessa de ser muito mais certeiro.

Curiosamente, a equipa do SwiftKey conseguiu implementar isto de forma a correr num smartphone vulgar, sem necessidade de acesso à internet, e sem impacto no desempenho. Mais ainda, o SwiftKey continua a utilizar o sistema antigo em paralelo, pois há situações (expressões que escrevemos frequentemente) em que esse sistema de previsão personalizado pode ser mais apropriado que o sistema da rede neural.

... Só falta ver que tal esta inteligência artificial se comporta a digerir a língua portuguesa...

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário