28/10/2016

28/10/2016

Qual o melhor assistente nos smartphones? Google ou Apple?


Os assistentes por voz prometem simplificar-nos a vida, mas até que ponto é que são capazes de lidar com os nossos pedidos? Nada como colocar a Siri e o Google Assistant frente a frente...


A Apple anunciou a Siri com pompa e circunstância no lançamento do iPhone 4S (em 2011), mas nestes últimos cinco anos a sua evolução não tem mostrado grandes saltos evolutivos (só agora com o iOS 10 ganhou finalmente integração com serviços externos) - algo que já tinha feito com que a equipa originalmente responsável pela sua criação tivesse saído da Apple para continuar a desenvolver um assistente ainda mais inteligente, o Viv.

Seja como for, tanto o novo assistente da Google como a Siri conseguem desenrascar-se bem em perguntas directas e em comandos específicos; mas não é preciso aprofundar muito para que depressa ambos comecem a revelar as suas limitações, que se tornam ainda mais "limitadas" quando se trata de dar uso a estes assistentes em português.

Curiosamente, a Siri, que tinha fama de ser mais conversadora que o assistente da Google parece agora estar a ficar para trás nesse aspecto; e muitas vezes apresenta informação visualmente bem apresentada mas se a ler, enquanto que o assistente da Google não aposta tanto na componente visual, mas diz a resposta, dispensando a necessidade de se olhar para o ecrã.



Publicado originalmente no AadM

1 comentário: