22/11/2016

22/11/2016

Cartões SD recebem nova especificação a pensar no Android


A par da autonomia, o armazenamento é um dos aspectos que se revela particularmente importante para quem tem um smartphone. De nada vale ter um processador muito potente, se não tivermos bateria, ou espaço para armazenar jogos e aplicações.
Com o Android 6.0 a Google passou a dar aos fabricantes a possibilidade de permitirem a expansão do armazenamento interno, através do recurso a um cartão microSD. Desta forma, o espaço de armazenamento passa a ser o conjunto da soma das duas partes, o que normalmente fica muito mais barato que estar a optar por um equipamento com mais armazenamento interno.


A SD Association tem como missão regular as especificações do cartões SD. A especificação SD Specification 5.1 está prestes a ser disponibilizada e tem uma novidade muito interessante para o mundo Android. Passa a existir um novo teste de velocidade para aplicações, que garante assim que os cartões são suficientemente rápidos para utilizar nos equipamentos móveis, devendo para tal respeitar a App Performance Class 1.

Os cartões para obter esta especificação, têm de permitir leituras com 1500 IOPS, escrita aleatória com 500 IOPS e um desempenho mínimo de 10MB/s. Os símbolos vão assim passar a fazer parte dos cartões que respeitarem a especificação e deverão ser estes a merecer a vossa preferência, se for para expandir o armazenamento.

Falta é saber se já temos leitores de cartões que suportem esta especificação, ou se apenas agora também vão ser lançados. Se for este o caso, os smartphones e tablets agora no mercado poderão não conseguir retirar o devido proveito destes cartões SD.



0 comments:

Enviar um comentário