02/11/2016

02/11/2016

Sensor de impressão digital dos Nexus 5X e 6P gera enorme polémica



A Google parece algo perdida, desde que decidiu optar por uma política semelhante à que a Apple tem colocado em prática nos seus equipamentos. Primeiro tivemos o caso do Pixel Launcher, que não chega aos Nexus, ou pelo menos de forma oficial. Agora, temos novo episódio, com o sensor de impressão digital.

Os Pixel são os primeiros smartphones a começar a tirar partido do sensor de impressão digital, para outras funções que não apenas o desbloqueio do equipamento. O utilizador passa assim a poder aceder ao menu de notificações e à câmara através do dito sensor.

O hardware do sensor dos Pixel é exactamente o mesmo que é utilizado nos Nexus 5X e 6P, mas estranhamente a Google não se mostrou interessada em actualizar o firmware do sensor destes últimos de forma a permitir que a detecção dos gestos passasse a ser possível nos mesmos.

Claro está que este triste episódio acabou por gerar enorme polémica, facto fez apressar a Google a de alguma forma clarificar a situação:

Google: "We're evaluating" a firmware update to 5X and 6P to add fingerprint scanner gestures

Ou seja, o melhor que a Google neste momento nos consegue oferecer é um vamos avaliar, nada de se comprometer com este assunto.

É realmente triste ver o estado a que as coisas chegam. Confesso que nem estava atento a esta situação dos gestos no sensor que os Pixel apresentam. Na verdade, estes smartphones acabaram por não despertar a minha atenção, daí o desinteresse.

Olhando agora para esta posição da Google, não posso deixar de a criticar fortemente, pois estamos a falar de algo que a Huawei já apresenta desde o lançamento dos seus P9 e Mate S. E diga-se em abono da verdade, que embora ainda muito desaproveitado, o sensor nos Huawei acaba por ter mais funcionalidades disponíveis que no caso dos Pixel!

Assim, qual o fundamento que Google terá para suportar uma decisão deste tipo? Chegam tarde e de forma insuficiente e ainda criam toda esta confusão? Vamos lá meter ordem nas tropas Sr. Sundar Pichai

0 comments:

Enviar um comentário