17/11/2016

17/11/2016

Solução para o problema das actualizações pode passar por aqui


O Android pode ser o sistema mobile mais popular e o mais versátil, mas na questão das actualizações deixa bastante a desejar. A Google já tem feito algumas coisas quanto a isso, e com a chegada do Android 7.0 parece dar mais um passo no sentido de resolver o problema para o futuro.


No panorama Android, o mercado já se tinha habituado a que: quem quisesse actualizações Android comprava um Nexus (agora terá que ser o Pixel), e todos os outros se arriscavam a nunca ver uma actualização para os seus smartphones ou tablets. Na verdade o problema não é assim tão grave quanto parece à primeira vista porque a Google desenrascou formas de contornar as actualizações do sistema usando os Google Play Service.

Isto é, um smartphone que tenha o Google Play instalado pode ter actualizações directas da Google para inúmeros serviços (como serviços de localização, pagamentos, sincronização de fotos, e muito mais) sem que isso fique dependente de uma actualização do sistema.


No entanto, há ainda várias coisas que só podem ser mexidas por intermédio de uma actualização total do sistema, como as barras de navegação e demais elementos do interface do sistema, assim como a gestão dos downloads, gestor de ficheiros, o kernel, etc. Só que este número de coisas deverá tornar-se ainda mais reduzido no futuro.

Para o Android 7.0 a Google está a exigir que os parceiros incluam o suporte para as "extensões Android". De momento estas extensões não fazem nada, mas aquilo que revelam é a de se virem a tornar no equivalente do Google Play Services para funcionalidades ainda mais integradas do sistema. O resultado prático será o de que a Google poderá eventualmente disponibilizar actualizações imediatas para os serviços que de momento estão fora do alcance do Google Play Services, tornando (praticamente) irrelevante a necessidade dos fabricantes disponibilizarem as suas próprias actualizações do sistema.

Por agora é uma alteração sem qualquer impacto visível, mas à medida que começarem a surgir mais dispositivos com Android 7.0 no mercado, e a Google for adicionando funcionalidades em caminho para as próximas versões do Android, será certamente algo que se começará a fazer notar (de relembrar que o Google Play Services também começou por fazer quase nada, e hoje em dia tem a importância que tem no sistema.)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário