01/12/2016

01/12/2016

Notificações, do útil ao inconveniente


Lembram-se de quando as notificações eram uma novidade útil? Desde então as mesmas tornaram-se tão comuns e recorrentes que se arriscam a perder o seu propósito inicial, e os culpados são os developers que parecem não ter qualquer noção daquilo para que deviam ser utilizadas.

É bastante frequente que quando alguém vê um dos meus smartphones se ri com a quantidade de notificações que tenho por ler; mas penso que não deverei ser caso único. Actualmente todas as apps - e agora até os web sites - tentam impingir-nos a necessidade de nos enviarem notificações, achando que a maioria das pessoas está interessada em toda e qualquer coisa mínima que os faça voltar à app/site.

Infelizmente, será esse mesmo detalhe que está a arruinar as notificações. Em vez de serem pensadas como uma ferramenta ao serviço do utilizador, foram subvertidas num chamariz com o qual os developers tentam gritar mais alto que todas os outros (que estão a fazer o mesmo) para fazer regressar os preciosos utilizadores à sua app, para depois poderem mostrar as estatísticas de que há "milhões" de utilizadores a usar a sua app ao longo do dia.

Uma coisa é eu querer ser notificado (há quem recomende que as notificações deveriam passar a chamar-se "interrupções") quando alguém me envia um email ou mensagem urgente; outra é receber notificações de todas as mensagens que um grupo de amigos está a trocar numa sala de chat conjunta, e que muito provavelmente estará a acontecer enquanto estão a fazer algo de importante e não queriam ser distraídos. Sim, poderíamos desligar as notificações temporariamente... mas isso não seria solução caso algo de verdadeiramente urgente acontecesse e se quisesse estar contactável.

Enfim, não será fácil gerir as coisas... mas poderíamos começar por chamar a atenção aos developers de modo a exigir que não tomassem por garantido o seu direito de nos importunar por tudo e por nada. :P

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário