25/01/2017

25/01/2017

Padrão de bloqueio - porque devem escolher outra opção


Hoje em dia, com a evolução que a tecnologia regista, os equipamentos móveis são utilizados para guardar informação sensível. O email é muitas vezes o centro da vida de muitos utilizadores, servindo de porta de entrada a um sem número de serviços. Esta é uma das razões para que utilizem um sistema de controlo de acesso ao vosso equipamento.
O Android apresenta diversas opções para bloquear o equipamento. O PIN e ou padrões de desbloqueio são duas das opções mais utilizadas, porque devido à sua simplicidade, são de fácil retenção em memória.

O sensor de impressão digital, não sendo infalível, acaba por ser bastante mais prático de utilizar, mas nem todos os equipamentos utilizam este tipo de tecnologia, pelo que os utilizadores se vêem obrigados a utilizar outro tipo de bloqueio.

Um estudo agora publicado pela Lancaster University na China, mostra que o padrão de bloqueio pode ser descodificado em apenas 5 tentativas, não tendo para tal que se estar a ver directamente o ecrã do equipamento a ser desbloqueado. Basta uma câmara de smartphone no raio de 2,5 metros e uma aplicação concebida para o efeito, para que o atacante consiga rapidamente saber qual é o padrão de desbloqueio que está a ser utilizado.

Os resultados são conclusivos, com 95% de sucesso nas referidas 5 tentativas. O mais curioso é que os padrões mais complexos são mais fáceis de identificar, com um sucesso de 97,5% na primeira tentativa (contra 60% nos padrões mais simples).

Não é que seja provável estar alguém num café ou restaurante a tentar captar o nosso padrão de desbloqueio, mas a tecnologia existe e é simples de utilizar, razão que é mais do que suficiente para que escolham outro método para bloquear o vosso Android.

0 comments:

Enviar um comentário