25/02/2017

25/02/2017

O que o Facebook vê nas tuas fotos

O Facebook tem evitado implementar muitas funcionalidades com o reconhecimento facial para evitar as óbvias queixas que se seguiriam, mas isso não invalida que já muito esteja a ser feito, incluindo o reconhecimento de todas as fotos enviadas para efeitos de descrições automatizadas.


Não há impeditivos técnicos para que, nesta altura, o Facebook não nos deixasse mostrar-lhe uma foto e pedir para identificar as pessoas que lá estão (independentemente de estarem na nossa rede de contactos). Mas já estão a imaginar a tempestade que se seguiria. Ainda assim, os sistemas de reconhecimento de imagem do Facebook vão bem para além dos rostos, e embora passem despercebidos à maioria das pessoas, são aplicados a todas as imagens que para lá se enviam.

Quando se envia uma foto para o Facebook, o sistema tenta reconhecer o que nela aparece para criar uma descrição textual da mesma, útil para efeitos de pesquisa e também para ajudar os invisuais. Como se pode ver na imagem acima, uma foto em grupo surge com a descrição de que "pode conter: 26 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas sentadas, pessoas em pé, no interior" - descrição bastante acertada.

Esta informação está visível na própria página HTML do Facebook onde a imagem aparece, no campo "alt" do elemento IMG; havendo também uma extensão para o Chrome que facilita o processo de apresentar estas descrições.



0 comments:

Enviar um comentário