25/02/2017

25/02/2017

ZUK Z2 - Como instalar uma ROM sem malware


O ZUK Z2 tem sido um dos smartphones que mais recomendados dos últimos tempos, sendo um verdadeiro topo-de-gama a preço de saldo; cumprindo o prometido, mostramos como podem fazer a instalação da ROM indiana, que dá acesso oficial à Play Store e todos os serviços, e que também fará desaparecer quaisquer dúvidas quanto a potencial adware que pudesse vir pré-instalado.


NOTA: como sempre, convém alertar para os riscos de fazer qualquer actualização de firmware, e que as coisas podem correr mal. No caso deste ZUK Z2, como tem um Snapdragon 820, é muito difícil ficar com um dispositivo inutilizado, pois há (quase) sempre forma de o conseguir recuperar, mas... fica o alerta!



Podem efectuar o download dos drivers, aplicações e ROM EN aqui.


1 - Caso estejam a usar o Windows 8 ou 10 activar o test mode:
  • Ir a definições - Actualizar e segurança - Recuperação - Arranque avançado -> Reiniciar agora;
  • Seleccionar a opção resolução de problemas - opções avançadas - definições de arranque -> Reiniciar;
  • Escolher a opção número 7 "Desactivar imposição de assinatura de controladores".



2 - Instalar o driver ADB.



3 -Descompactar o ficheiro do Miflash e instalar o mesmo (o executável é o ficheiro na pasta em segundo nível - Miflash\Miflash).


Aceitar o aviso de verificação do driver. Pode aparecer várias vezes, aceitar sempre.


No final da instalação fechar esta aplicação.


4 -Descompactar o ficheiro da ROM.





5 - Activar o modo USB debugging no ZUK. Para isso aceder a definições - sobre e clicar várias vezes no ZUK version, até aparecer a mensagem a confirmar que "é um developer". De seguida aceder a definições - definições avançadas - developer options e activar o USB Debugging.



6 - Depois do driver instalado, podem ligar o smartphone (se ainda não o fizeram) ao PC. No gestor de dispositivos o ZUK já aparece listado. Em função do driver, a designação pode ser outra.


Caso seja a primeira vez que o estão a ligar ao PC, devem autorizar a ligação USB.


7 - Descompactar o ficheiro do ADB. Abrir uma janela de comandos na pasta respectiva (shift-botão diretio- abrir janela de comando aqui).


Executar o comando "adb devices" ; O ZUK aparece listado como device.

Executar o comando "adb reboot edl". O smartphone vai reiniciar e o ecrã fica preto.


Nesta altura aparece a porta COM(X) para o Qualcomm HS-USB QDLoader. Caso não esteja identificado, significa que ainda não têm o driver instalado correctamente. Podem instalar o mesmo através dos ficheiros na pasta "C:\Program Files\Xiaomi\MiPhone\Qualcomm\Driver"



8 - Abrir o MiFlash



9 - Clicar em refresh - aparece a porta COM



10 - Escolher a pasta onde têm a ROM descompactada.



11 - Clicar em flash



12 - Se der erro no "hello", instalar .NET. Fechar o MiFlash, desligar o smartphone, reiniciar o mesmo e repetir a partir do ponto XXX



13 - No final do processo de instalação no Status aparece a mensagem "a operação foi concluída com sucesso".


14 - Desligar o cabo USB, reiniciar o smartphone. Para isso pressionar o botão de power durante 5 segundos, soltar e voltar a premir brevemente. Não se assustem com a vibração. O primeiro boot, para o que é normal, até é muito rápido.


Fonte: LINK

Método alternativo: LINK com QPST/Qfil

0 comments:

Enviar um comentário