08/03/2017

08/03/2017

Android O - conheça as primeiras novidades da próxima versão do Android


A Google tardou a abrir as portas do seu Google Assistant a equipamentos que não os seus Pixel. Começou por se associar à Sony e LG, chegando depois a vez do resto do mundo. Bem, na verdade não é bem o mundo todo, é mais um conjunto restrito de países e idiomas. Para já, é o que temos.


Os assistentes pessoais são a próxima big thing, com os grandes players a prepararem o terreno, de forma a conseguirem garantir uma fatia deste apetecível mercado. A Google parece estar alerta, trabalhando no desenvolvimento de novas funcionalidades, que tirem partido do seu sistema de inteligência artificial.

A próxima versão do Android deverá ser apresentada aquando da conferência I/O para developers, havendo a possibilidade de a Google levantar a ponta do véu sobre o que está a fazer neste campo.

O Copy Less é uma das funcionalidades que está a ser trabalhada, tendo em vista facilitar a partilha de informação entre aplicações. O Android será capaz de identificar a informação que está a ser consultada numa app, sugerindo depois este conteúdo para partilha em outras apps. Não se sabe ainda se esta partilha será feita através do teclado GBoard, ou a mais baixo nível, no código do próprio Android. Esta acção vem no seguimento dos trabalhos que a Google tem vindo a desenvolver no GBoard e no Google Now, sendo mais um passo em frente no sentido de optimizar a experiência de utilização.

A identificação de endereços com passagem da informação para o Maps, é outra das áreas que está a ser trabalhada. Não há contudo conhecimento se este processo será restrito às apps da Google, ou transversal a todo o Android.

O sensor de impressão digital é ainda uma peça de hardware que está altamente desaproveitada. A Huawei, fruto da excelência do sensor que disponibiliza nos seus equipamentos, é uma das marcas que melhor tem sabido rentabilizar este hardware. A Google parece agora disposta a tentar recuperar o tempo perdido, passando a incorporar algumas das funções a Huawei disponibiliza, como a detecção de gestos no ecrã que está também a ser trabalhada. Não há contudo garantias que estes gestos venham a chegar a uma versão final do Android

0 comments:

Enviar um comentário