30/03/2017

30/03/2017

Galaxy S8 ganha botão virtual


Com o crescimento do ecrã do Galaxy S8 a Samsung teve que dizer adeus ao botão home físico que vinha a usar ao longo dos últimos anos, mas não deixou de implementar uma funcionalidade curiosa para quem tiver alguma dificuldade a adaptar-se aos botões virtuais.


A utilização de botões virtuais no Android não é nada de novo - na verdade a Google já optou por essa solução há vários anos - e embora isso possa roubar um pouco de espaço no ecrã, permite também uma muito maior versatilidade, incluindo a possibilidade dos botões ficarem escondidos para que o ecrã seja completamente ocupado pelo conteúdo a ser exibido.

Neste caso, quando não há botões visíveis, é necessário fazer um gesto de deslizar para os fazer aparecer, e a Samsung terá receado que isso fosse demasiado complicado para os utilizadores que durante anos habitou a carregar num botão físico. Por isso, no Galaxy S8 temos um botão virtual sensível ao toque, que faz com que o botão home continue acessível mesmo quando não está visível, desde que o utilizador carregue com mais força nesse local.

É uma solução curiosa, mas que levanta algumas perguntas: será que a Samsung está a usar um touchscreen sensível à pressão em toda a sua área, ou apenas para este caso especial? É que a Samsung nunca (até ao momento) foi atrás da Apple, que já tem aplicado touchscreens sensíveis à pressão nas gerações mais recentes de iPhones; sendo que as implementações de outros fabricantes de smartphones Android que o fizeram se viram reduzidas ao estatuto de mera curiosidade por falta de suporte global a nível do sistema. O suporte para detecção de pressão no Android já está prometido, mas a sua chegada tem sido adiada e não parece fazer parte da lista de prioridades da Google...

Se calhar, quando tal acontecer, a Samsung terá uma boa surpresa para os possuidores do Galaxy S8.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário