18/05/2017

18/05/2017

Android Go, a solução para os smartphones menos potentes


Os smartphones estão cada vez mais potentes, mas há milhares de milhões de pessoas para quem até um smartphone de 100 euros é um bem inatingível. Um problema que a Google espera resolver com o Android Go, que funcionará bem em smartphones com hardware bastante limitado, com 512MB de RAM ou até menos.


Ultimamente temos assistido à tendência dos serviços que cresceram para apps gigantescas lançarem versões "lite" das suas apps. Com o Android Go, a Google pega no novo Android O, que será mais eficiente que nunca (e que já está disponível em versão beta a partir de hoje) para criar uma versão ainda mais eficiente vocacionada para smartphones com hardware bastante limitado.

Este Android Go estará pensado de raiz para funcionar em equipamentos com menos de 1GB de RAM e com ligações de dados limitadas. Embora o Android Go tenha acesso a todas as apps da Play Store, existirão apps optimizadas para o Go, que não ocuparão mais de 10MB de espaço, estarão preparadas para funcionar em modo offline, e que terão em consideração o facto de que serão utilizados em smartphones com RAM limitada e CPUs mais lentos.

O Android Go contará com várias apps da Google optimizadas, como o Chrome e o YouTube Go. Este último com alguns detalhes interessantes, como um preview antes sequer de começar a descarregar o vídeo, a possibilidade de escolher a qualidade antes de o ver, ou até a capacidade para partilhar esse vídeo com outros smartphones de amigos usando transferências P2P.

Considerando que actualmente temos smartphones de 50 euros com características que superam estes requisitos indicados para o Android Go, é de esperar que esta versão possa permitir criar smartphones Android funcionais a preços verdadeiramente ridículos... E dou por mim a pensar: se este Android Go vai funcionar bem em tal dispositivos... como se comportará se o aplicarmos num topo de gama com o melhor hardware do momento? :)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário