17/05/2017

17/05/2017

O que esperar deste Google I/O?


O Google I/O 2017 já teve início e Sundar Pichai começou por revelar as principais novidades que vão ser apresentadas durante o evento. A inteligência artificial continua no centro de tudo, mas há novas áreas a merecem atenção por parte da Google.


 A inteligência artificial ao serviço de todos

Estou na Google há 13 anos, e é notável como a missão da companhia de tornar a informação universalmente acessível e útil é tão relevante hoje como há uns anos atrás. Desde o início que procuramos resolver problemas complexos recorrendo à ciência computacional profunda e ao conhecimento, à medida que a tecnologia à nossa volta nos pressiona a uma mudança dramática.  

Os problemas mais complexos tendem a ser, geralmente, aqueles que afectam o dia a dia das pessoas e é entusiasmante perceber como muitas pessoas tornaram a Google numa parte dos seus dias - ultrapassámos a barreira de dois mil milhões de utilizadores activos de equipamentos Android; o YouTube não tem apenas mil milhões de utilizadores mas também tem mil milhões de horas de visualização diariamente; e o Google Maps ajuda os seus utilizadores a navegarem mil milhões de quilómetros diários. Todo este crescimento seria impensável sem a mudança da computação para o mobile, o que nos fez repensar todos os nossos produtos - reinventá-los para reflectirem os novos modelos de interacção como os ecrãs multi toque. 

Estamos actualmente a testemunhar uma nova mudança na computação: a passagem do mobile-first para um mundo IA-first. E, como antes, está a obrigar-nos a reimaginar os nossos produtos para um mundo que permite uma forma mais natural e integrada de interagir com a tecnologia. Pensemos na Pesquisa Google: foi desenvolvida com base na nossa capacidade de perceber texto nas páginas da Internet. Mas agora, e devido aos avanços no deep learning (aprendizagem profunda), estamos capazes de tornar imagens, fotos e vídeos úteis de uma forma nunca antes vista.  A sua câmara pode "ver"; pode falar com o seu telefone e obter respostas - a voz e a visão estão a tornar-se tão importantes para a computação como o teclado ou os ecrãs multi toque  

Google Assistant é um exemplo poderoso destes avanços. Já está disponível em mais de 100 milhões de equipamentos e está a tornar-se, diariamente, cada vez mais útil. Podemos agora fazer a distinção entre as diferentes vozes no Google Home, permitindo às pessoas uma experiência mais personalizada quando interagem com o equipamento. Neste momento, também temos a capacidade de tornar a câmara de um smartphone numa ferramenta para fazer coisas. O Google Lens é um conjunto de recursos de computação baseados na visão que consegue perceber para onde o utilizador está a olhar e ajudá-lo a agir com base nessa informação. Por exemplo, se estiver debaixo da secretária de um amigo para ver a palavra passe longa e complicada do Wi-Fi que se encontra na parte de trás do rooter, o seu telefone consegue agora reconhecer a palavra passe, perceber que o utilizador está a tentar conectar-se à rede Wi-FI e ligar-se automaticamente a ela. O ponto chave é que o utilizador não precisa de aprender nada de novo para que isto resulte - o interface e a experiência pode ser muito mais intuitiva, do que, por exemplo, fazer o copy paste entre as aplicações no seu smartphone. Para já, estamos a trazer as capacidades do Google Lens para o Google Assistant e para o Google Photos e num futuro próximo para outros produtos. 

Tudo isto requer a arquitectura computacional correcta. Na I/O do ano passado, apresentámos a primeira geração dos nossos TPUs, que nos permitiram correr os nossos algoritmos de machine learning de uma forma mais rápida e eficiente. Hoje anunciamos a nossa nova geração de TPUs - Cloud TPUs que são optimizados para inferência e formação e podem processar BASTANTE informação. Vamos disponibilizar Cloud TPUs para o Google Compute Engine para que as empresas e programadores possam tirar partido dela.

É importante para nós que estes avanços trabalhem melhor para todos - não só para os utilizadores de produtos Google. Acreditamos que os grandes avanços nos problemas sociais complexos serão possíveis se os cientistas e engenheiros tiverem ferramentas de computação mais poderosas e a capacidade de análise na ponta dos seus dedos. Mas, actualmente, existem demasiados obstáculos para fazer isto acontecer.

E, é esta a motivação por detrás da Google.ai que reúne todas as nossas iniciativas de IA num único esforço que possa diminuir essas barreiras e acelerar a forma como os investigadores, programadores e companhias trabalham neste campo.

Uma das formas que esperamos tornar a IA mais acessível é através da simplificação da criação dos modelos de machine learning denominados por redes neurais, Hoje em dia, desenvolver redes neurais é extremamente intensivo em termos de tempo e requer um conhecimento que se cinge a um pequeno grupo de cientistas e engenheiros. É por isso que desenvolvemos uma abordagem chamada de AutoML , mostrando que é possível que redes neurais possam criar redes neurais. Esperamos que a AutoML tenha a capacidade que poucos PHDs têm nos dias de hoje e que torne possível que, daqui a três a cinco anos, centenas de milhar de programadores possam desenvolver novas redes neurais de acordo com as suas próprias necessidades.  

E mais, a Google.ia tem juntado investigadores da Google com cientistas e programadores para resolverem problemas de várias disciplinas e com resultados promissores. Utilizámos Machine Learning para melhorar o algoritmo que detecta a propagação do cancro da mama para os gânglios linfáticos adjacentes. Também assistimos ao grande avanço do Machine Learning em termos de tempo e precisão com os quais os investigadores podem adivinhar as propriedades das moléculas e até sequenciar o genoma humano.

Esta viragem não se trata apenas de construir equipamentos futuristas ou de conduzir investigações inovadoras. Também acreditamos que pode ajudar milhões de pessoas, ao democratizar o acesso à informação e descoberta de novas oportunidades. Por exemplo, a maioria dos empregadores americanos afirma que têm problemas em preencher vagas em aberto. Por sua vez, as pessoas que andam à procura de trabalho, muitas vezes, não sabem que há uma oferta de trabalho disponível - por vezes mesmo ao lado - porque a natureza dos postos de trabalho - alta rotatividade, baixo tráfego, inconsistência no título dos cargos - tornaram a tarefa de classificação por parte dos motores de busca, mais complicada. Através de uma nova iniciativa, Google for Jobs, esperamos ligar as empresas com vagas potenciais a potenciais trabalhadores e ajudar quem procura emprego a encontrar novas oportunidades. Como parte deste esforço, vamos lançar, brevemente, uma nova funcionalidade na Pesquisa, que ajuda as pessoas a procurarem empregos em função da experiência e níveis salariais, incluindo empregos que, tradicionalmente, têm sido mais difíceis de pesquisar e de classificar, tais como empregos ligados às áreas de retalho e serviços.

É inspirador ver como a Inteligência Artificial está a começar a dar frutos e que as pessoas estão a usufruir disso mesmo. Ainda existe um longo caminho a percorrer antes de vivermos num mundo AI-first, mas quanto mais trabalharmos na democratização do acesso à tecnologia - quer em termos das ferramentas que as pessoas podem utilizar quer pela forma que as aplicamos - mais rapidamente todos irão beneficiar.

Saiba mais acerca de outros lançamentos na Google I/O, incluindo Android, Photos e Realidade Virtual, aqui.

0 comments:

Enviar um comentário