17/06/2017

17/06/2017

Malware Xavier cria pânico no mundo Android


O sucesso tem destas coisas. O Android é um sistema operativo imensamente popular, razão suficiente para que seja um alvo preferencial de todos os que pretendem obter vantagens, de forma ilícita. Xavier de seu nome, é a mais recente ameaça no mundo Android, aparecendo num vasto leque de aplicações, como ferramentas de edição de imagem e fundos de ecrã, tendo de acordo com a Trend Micro, já sido instalado milhões de vezes.



O malware Xavier é na verdade um facilitador, um elemento que é integrado nas apps grátis para permitir a utilização de anúncios como fonte de receita para os developers, sendo vulgarmente conhecido como adware. Esta ferramenta então inofensiva, já conta com dois anos, mas recentemente sofreu uma alteração deveras preocupante, tornando-se numa ferramenta perigosa e sofisticada de malware.


exemplo de uma app que utiliza o Xavier


Os especialistas da Trend Micro referem que este malware é suficientemente inteligente para conseguir evitar ser detectado, permitindo-lhe roubar informações, executar código de forma remota. Ao conseguir evitar ser detectado pelos diversos sistema de segurança, este malware consegue descarregar código de um servidor e assim recolher informação de forma silenciosa. Endereços de email, modelo do equipamento, versão do SO, país, fabricante, dados do cartão SIM e apps instaladas.

Mais uma vez fica o aviso, não instalem tudo o que vos aparece pela frente. Tenham sempre o cuidado de analisar a app e o seu autor, para desta forma eliminarem propostas que podem vir a causar muitos dissabores.



0 comments:

Enviar um comentário