04/06/2017

04/06/2017

Quando o processador passa a ser uma... plataforma


O excesso de tempo livre e a falta de boas ideias leva a que por vezes exista empenhamento em áreas que não são mais que uma perda de recursos. A Qualcomm, actualmente está empenhada no desenvolvimento do Snapdragon 845, aproveitou algumas horas de tempo "livre" para se dedicar a um assunto que dificilmente terá retorno, nomenclatura.



Sendo verdade que o termo processador/CPU é utilizado designar os chips usados nos smartphones e computadores, na realidade estes chips não contêm só o CPU propriamente dito, mas todo um conjunto de sistemas extras, como GPU, memória, interfaces variados, etc. Algo que já abordamos há alguns anos quando explicamos o que eram os SoC.

Para a Qualcomm parece ter chegado o momento mudar o paradigma, e a empresa quer alterar a designação dos seus Snadragons, que até aqui eram referidos como "Qualcomm Snapdragon processor" para passarem a ser designados como "Qualcomm Snapdragon platform".

Na prática, é uma alteração que não aquece nem arrefece, pois o público continuará a chamar aos chips Snapdragon aquilo que bem entender; mas para a Qualcomm resta a satisfação de agora poderem dizer que esta sua linha de chips é uma plataforma e não meramente um processador.

0 comments:

Enviar um comentário