07/07/2017

07/07/2017

Google lança cliente Samba para Android


Demorou, mas a Google finalmente disponibilizou um cliente Samba para Android, permitindo a ligação a pastas e ficheiros partilhados em Windows.


O Samba é uma implementação open-source do protocolo SMB/CIFS utilizada nos sistemas Windows, e que permite a aceder às suas pastas e impressoras partilhadas. Este Android Samba Client da Google é uma implementação bastante minimalista de um cliente de Samba - sendo também open-source e estando disponível no GitHub.

Para quem quiser aceder a pastas e documentos no Windows a partir do seu smartphone ou tablet Android (ou box media player) será uma das opções a considerar, mas a maioria dos utilizadores provavelmente ficará melhor servido ao utilizar um file manager que já tenha suporte Samba integrado (como o Solid Explorer).

EDIT LC: utilizem antes o Total Commander com o Plugin LAN :D

Idealmente, seria bom que a Google fizesse o mesmo, e simplesmente integrasse o suporte Samba na sua app de gestão de ficheiros, dispensando a necessidade de uma app extra só para este fim. Considerando que o Android O está para breve, poderia ser mais uma das suas novidades face aos Android anteriores...

0 comments:

Enviar um comentário