13/08/2017

13/08/2017

Como instalar a MIUI 9 Global Beta via Recovery


Esta semana recebemos uma encomenda que tínhamos feito a pensar no lançamento da MIUI 9. O Redmi Note 4 chegou mesmo a tempo, pois a Xiaomi acabou por surpreender a comunidade Android, ao disponibilizar a versão Global Beta da MIUI 9 para os Redmi Note 4 e Xiaomi Mi 6.

Este Note 4 tinha dois objectivos, o primeiro tem a ver com o Xiaomi Mi 5X, para servir de termo de comparação e o segundo, para testar a MIUI 9.

Assim sendo, metemos mão à obra, começando por ler a informação disponível no fórum da MIUI. Lido o post, ficou no ar uma dúvida, pois era dada a seguinte recomendação:

"2. If you are using MIUI V5 / MIUI 6 / MIUI 7 / MIUI 8 stable ROM, please upgrade to MIUI 9 via fastboot method."

Ou seja, actualização directa, só para quem estivesse a correr uma versão beta. Quem estivesse na Global, teria que desbloquear o bootloader e depois instalar a ROM através do método fastboot.

Acontece que no mesmo tópico há um link para um guia de instalação passo a passo, onde referem que é possível instalar a MIUI 9 Global beta através do sistema de actualização, não havendo perda de dados. Pois bem, esta informação contraria a anterior, ficando no ar a dúvida, se era ou não obrigatório o método via fastboot. Nada como testar, não é verdade?

Nota: o Redmi Note 4 utilizado neste procedimento chegou em caixa fechada, presumivelmente com uma ROM Global oficial e o bootloader bloqueado. Caso estejam a correr uma versão não oficial, terão de utilizar o método fastboot.



Em primeiro lugar há que fazer download do ficheiro com a actulização, para isso basta que escolham a vossa versão:





Terminado o download, basta abrir a app de actualizações ou em alternativa ir a Definições-Acerca do telefone-Actualizações do sistema e clicar nos três pontos no canto superior direito



Seleccionem a opção "Escolher pacote de actualização", vão até à pasta onde guardaram o download e escolham o mesmo. A app de actualizações vai verificar a integridade do ficheiro.



Terminada a verificação, é-nos perguntado duas vezes se queremos mesmo instalar a actualização e somos avisados que OS NOSSOS DADOS VÃO SER APAGADOS. Ou seja, ao contrário do que é referido num dos tópicos da MIUI, a instalação apaga mesmo o conteúdo do armazenamento interno, pelo que se pretendem instalar a actualização, certifiquem-se antes que têm um backup dos dados que são importantes. Quando escolherem o "apagar e actualizar", o smartphone reinicia para proceder à instalação da actualização.



Depois de alguns minutos de espera, o smartphone reinicia e somos convidados a efectuar a configuração inicial do equipamento.


Este é um processo de actualização bastante simples, pelo que basta efectuar o download da actualização e instalar a mesma. Se estão curiosos relativamente à MIUI 9 e têm um destes dois smartphones, já podem instalar a versão Global Beta.



3 comentários:

  1. Bom dia, prezados. Tenho um redmi note 4 versão global. Desejo instalar a MIUI 9, mas estou receoso, justamente por ter dúvidas se seria possível realizar através desse método. Então, pelo que entendi, por a versão da minha ROM ser a global, posso realizar esse passo a passo de instalação
    que todo o processo ocorrera normalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta versão da MIUI 9 ainda não é a final, é uma versão beta. Havendo receios e não se sentido confortável com estes processos, o melhor mesmo é aguardar pela versão final, que não deve demorar mais de um mês a chegar.

      Eliminar
  2. Funcionou 5* no Mi6!!

    Não queria ter que desbloquar á o bootloader, mas queria testar a miui 9

    Ate agora estou a gostar

    ResponderEliminar