02/08/2017

02/08/2017

Galaxy Note 8 chega com câmara dupla e zoom 3x?


O Galaxy Note 8 vai adoptar um design idêntico ao do Galaxy S8, mas a Samsung conta com outra novidade para o diferenciar do seu actual topo-de-gama: a estreia de uma câmara dupla com zoom óptico de 3x.


Com o Galaxy S8 a adoptar um ecrã quase totalmente sem margens, a verdade é que a nível de design as opções na parte da frente destes equipamentos começam a ficar cada vez mais reduzidas. Em breve lá chegaremos ao dia em que os smartphones são meramente um ecrã, sem grandes hipóteses de os podermos diferenciar; mas até que isso aconteça, o Note 8 acaba por ser um S8 em ponto maior, mas que para além do S Pen que tradicionalmente acompanha os Note (e desta vez sem baterias explosivas) guarda uma grande novidade para o lado de trás: uma câmara dupla.

O S8 inovou no design com o seu ecrã mas deixou algo a desejar a nível da câmara, que se limitou a ficar ao nível do seu antecessor (que já era excelente, sem dúvida). Agora descobrimos porque motivo isso poderá ter acontecido, pois a Samsung parece ter preferido guardar a melhoria da câmara para o Note 8, assim servindo para o tornar mais apetecível do que ser apenas um "S8 ainda maior".


O Note 8 vai finalmente adoptar uma câmara dupla, coisa que - tendo em conta o que já conseguia fazer apenas com uma - será certamente muito bem vinda. A nível da configuração das mesmas, tudo indica que a Samsung terá adoptado uma lente com zoom 3X num dos sensores, assim distanciando-se das configurações do iPhone 7 Plus e OnePlus 5, que usam uma lente 2X numa das câmaras.

É algo que lhe dará vantagem ao captar fotos de objectos mais distantes, e também permitirá fazer todo um conjunto de "brincadeiras", como simulação de mudança de perspectiva, focagem após ter sido captada a foto, e que promete manter (ou melhorar) as já boas prestações em situações de baixa luminosidade.






A grande questão é que, nesta fase, a qualidade final da imagem acaba por depender mais dos algoritmos e processamentos utilizados do que propriamente das câmaras em si. Bastará ver que a Apple necessitou de vários meses para afinar o funcionamento do seu (excelente) modo "Retrato" que simula a profundidade de campo nos iPhone 7 Plus, enquanto a maioria dos outros smartphones com câmaras duplas obtém resultados... sofríveis.

Considerando que a Samsung também produz os seus próprios sensores de imagem (e portanto, tem toda a capacidade para saber fazer as coisas bem feitas), vai ser interessante ver o que conseguirá fazer com isso. Esperemos que os resultados nos surpreendam e elevem a fasquia do que se pode fazer com a câmara de um smartphone.


Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário