15/09/2017

15/09/2017

Iron Marines


Da Ironhide Games, criadores dos espectaculares jogos de Tower Defense Kingdom Rush, Kingdom Rush Frontiers e Kingdom Rush Origins, chega-nos finalmente às mãos a sua mais recente aventura, Iron Marines, um RTS que mistura estratégia em tempo real com Tower Defense, e que é perfeito para se jogar num smartphone ou tablet.


Eu sou grande fã de jogos de Tower Defense, mas especialmente dos jogos da Ironhide Games, especialmente do original Kingdom Rush, que continua até hoje gratuito e é um jogo absolutamente fantástico.

Em Iron Marines a história é outra, já não temos apenas um jogo de Tower Defense, mas contamos com um autêntico RTS do género de Starcraft, onde podemos controlar as nossas tropas com o dedo e movê-las livremente e independentemente no campo de batalha.


A ideia é combater exércitos de extra-terrestres e robôs que nos querem destruir, e portanto iremos enviar heróis e tropas para postos espalhados por vários planetas, onde teremos que conquistar postos avançados, destruir postos inimigos, escoltar civis, etc, e ao mesmo tempo proteger as nossas bases com torres de metralhadoras potentíssimas.


Para cada missão podemos recrutar vários tipos de soldados, desde aqueles que são carne para canhão e vão à frente na batalha, a snipers que ficam estratégicamente colocados atrás dos mesmos, a lançadores de mísseis, até mesmo um mech potentíssimo com um lança chamas. E claro, temos os heróis, cada um com as suas características e os seus vários poderes especiais que podem ser activados no terreno para obter uma vantagem no calor da batalha.


Há que construir postos avançados para poder adquirir mais tropas, e há sempre a possibilidade de alterar o tipo de papel desempenhado pelas tropas em tempo real no meio da batalha, o que nos permite ter grande margem de manobra para mudar de estratégia a qualquer momento.

Para além disto tudo, ainda podemos usar algumas ajudas extra, como poder colocar uma torre de defesa em qualquer lugar, torre esta que ficará activa a defender durante algum tempo, e depois teremos de aguardar que haja energia suficiente para podermos voltar a colocá-la no terreno. Outras ajudas podem ser adquiridas entre missões, como bombas que podemos largar em qualquer lugar, minas que se replicam e se transformam num enorme campo minado, etc, etc.


Como é costume nos jogos da Ironhide Games, o humor está sempre presente, e desta vez contamos até com uma nova fórmula que pode agradar a alguns e não tanto a outros, que é a possibilidade de adquirir alguns heróis através de compras in-app, ou mesmo de visualizar vídeos com publicidade se quisermos ganhar mais créditos para adquirir mais ajudas. Nada disto é necessário como é óbvio, mas estão lá presentes para quem quiser ser mais poderoso, mais depressa.


Podem ver aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e fiquem com esta certeza, temos aqui um jogo RTS como não há nenhum na Play Store. É um jogo extremamente bem concebido, com centenas de horas de jogo garantidas pela frente. Todos os níveis podem ser repetidos, usando novos heróis, novas estratégias, e é mais que certo que os vamos querer repetir, nem que seja para melhorar as habilidades de alguns heróis.



Por Bruno Ramalho

1 comentário:

  1. Otima análise o jogo está perfeito!

    O valor cobrado é ilusório pois a qualidade do game tanto gráfica quanto de game play é incrível, esperei varios meses até o lançamento do game, comprei 2 heróis para ajudar a empresa para que traga mais jogos com ótima qualidade igual a este e toda a saga Kingdom Rush.

    ResponderEliminar