20/09/2017

20/09/2017

Snapdragon 836 adiado para 2018


Contrariamente ao que alguns rumores indicavam, o novo Snapdragon 836 da Qualcomm não estará pronto para chegar ao mercado este ano, tendo ficado adiado para o início de 2018.


O Snapdragon 835 é actualmente o mais potente SoC da Qualcomm, equipando todos os topos de gama Android da actualidade (com excepção daqueles que podem contar com os seus próprios chips, como os Exynos da Samsung ou os Kirin da Huawei) mas para os novos Pixel 2 da Google era esperada a utilização de um modelo revisto e melhorado: o Snapdragon 836. Só que a Qualcomm não conseguiu cumprir com a promessa feita à Google, e só terá este novo chip pronto no próximo ano.

As melhorias não deveriam ser substanciais face ao 835, ao estilo do que aconteceu com os anteriores Snapdragon 820 e 821, mas seriam sempre mais um argumento a favor de todos os que gostam de ter o mais recente hardware - e que assim terão que se contentar em ter "apenas" o mesmo chip topo de gama nos Pixel 2 que muitos outros têm há meses nos seus smartphones.

... Por outro lado, já estamos num ponto em que o factor crítico não é ter apenas o mais potente chip num smartphone, mas garantir que o sistema (software) é capaz de tirar o máximo partido dele e com a melhor eficiência possível. Basta ver-se o que os Androids melhoraram em termos de autonomia com a chegada do modo "Doze"... (e que no próximo Android 8.0 Oreo ficará ainda melhor)...

0 comments:

Enviar um comentário