06/10/2017

06/10/2017

Google abandona ficha de headphones nos Pixel 2


Depois de ter criticado a Apple por remover a ficha de 3.5mm dos headphones nos iPhones, a Google faz-se de "esquecida" e também a remove dos seus novos Pixel 2.


A remoção da tradicional ficha dos headphones dos smartphones, que tem vindo a ser seguida por vários fabricantes, ainda está longe de ser consensual; e quem não tiver a memória curta certamente se lembrará da Google a gozar com a situação no lançamento dos seus smartphone Pixel o ano passado:
[A Google a dizer que o seu Pixel mantinha a ficha dos headphones] 

Mas um ano depois a história é outra, e nos Pixel 2 já não assistimos a nenhuma "piada" do género. Aliás, o que assistimos foi ao lançamento de uns earphones wireless - os Pixel Buds - que podem ser vistos como uma resposta menos bem conseguida aos AirPods da Apple (se bem que, será relativo: quem não apreciar o design minimalista dos AirPods poderá gostar mais de ter os auriculares com cabo entre eles).


O que é certo é que não se pode ignorar o facto da Google nem sequer ter dado qualquer justificação durante o evento para o desaparecimento da ficha dos headphones. Coisa que veio dar mais tarde... mas que não deixará de parecer uma mera desculpa: a Google diz-nos que removeu a ficha dos headphones em preparação para os modelos de ecrã completo que pretende lançar no futuro.

Porque é que esta justificação "não cola"? Bem... em primeiro lugar, porque não se deveria condicionar um modelo actual em função de modelos futuros que ainda nem sequer existem; nem se deveria impor essa obrigatoriedade de transição aos utilizadores (mesmo considerando que a Google inclui um dongle adaptador com os Pixel 2). Em segundo lugar, a Google parece esquecer-se de um detalhe importante para este seu futuro sem fichas e sem fios... o carregamento wireless!

Algo que se torna ainda mais curiosos (para não dizer indesculpável) quando se considera que os seus Nexus 4, Nexus 5 e Nexus 6 foram modelos que tiveram um papel fundamental na promoção dos carregadores Qi. É ridículo que um utilizador não possa ouvir música com headphones "com cabo" enquanto quer recarregar o seu smartphone (nem que seja para não se arriscar ficar sem bateria nos seus auriculares bluetooth) - a não ser que carregue com si mais um dongle que permita ligar a alimentação e headphones em simultâneo.

Enfim... parece que a Google apenas gosta de se preparar para o futuro removendo coisas e não adicionando aquelas que trariam benefícios aos utilizadores em vez de restrições...

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário