07/10/2017

07/10/2017

Novidades no Google Home e Assistant


Os assistentes pessoais fazem cada vez mais parte das nossas vidas, auxiliando-nos sempre que necessário, de múltiplas formas. A crescente aposta na inteligência artificial permite melhorar as funcionalidades que os assistentes podem disponibilizar, antecipando o que o utilizador vai fazer, disponibilizando informações em tempo útil.

Já hoje falámos sobre o facto de o Google Home passar a ter a opção de uma voz masculina, mas as novidades não se ficam por aqui. Fizemos uma selecção das novidades que considerámos mais interessantes, as quais apresentamos em baixo.

O Spotify é uma das muitas formas de utilizar o Google Home e alguns utilizadores (onde me incluo) já tinham a possibilidade de pedir para ouvir determinada música ou artista. Esta opção passa agora a estar acessível a todos os que a desejem utilizar, pelo que se têm um Google Home e uma conta Spotify, já podem ouvir música no vosso Home com um simples comando.

As Rotinas são semelhantes ao serviço que o IFTTT disponibiliza, com o utilizador a poder definir uma sequência de acções através de um comando personalizado. Um "OK Google, good morning" pode acender as luzes de casa. A funcionalidade Voice Match será interessante para quem tenha um agregado familiar, com o Home a ser capaz de distinguir a voz dos membros da família e assim executar os comandos que cada um definiu.

O Broadcast é outra função que poderá ser útil no ambiente familiar, caso tenham mais do que um Google Home em casa. Um "Ok Google, broadcast: Dinner's ready!" vai dar origem a um "Dinner's ready!" nos restantes equipamentos Home que tiverem em casa, não havendo assim desculpa para miúdos e graúdos não chegarem à mesa a tempo. Vai ser por certo uma boa razão para comprar dois ou 3 Google Home Mini.

2 comentários:

  1. Infelizmente todos os novos produtos anunciados pela Google não serão lançados em Portugal. Além de estarem muito ligados a Google Assistant que não funciona em Português de Portugal. Somos muito pequenos para a Google...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se serão lançados ou não, ainda não sabemos. Só o tempo o dirá, mas o cenário não é muito favorável.
      O facto de o Google Assistant não funcionar em Português acaba por ser um mal menor, pois a alternativa seria Português do Brasil.
      O inglês tem a vantagem de até por os mais pequenos a melhorar a sua prestação, é vir as minhas miúdas a torturar o "OK Google" hehe

      Eliminar