13/10/2017

13/10/2017

OnePlus esclarece a questão da recolha de dados


Como já sabemos, a OnePlus é capaz de ir do 8 ao 80 com uma facilidade incrível, sendo que nesta altura, estas variações acabam por não surpreender. É assim a OnePlus, é este o seu modo de actuar.
No início da semana falámos sobre a recolha de dados que a OnePlus estava a fazer sem o conhecimento dos utilizadores. IMEI, MAC address e rede móvel eram alguns dos elementos que a OnePlus estava a enviar para um domínio seu na nuvem. Paralelamente, são também enviados dados sobre o número de vezes que se desbloqueia o ecrã, algo que não sendo particularmente importante, acabava por não ter um motivo claro para ser feito.

Pois bem, foi o próprio Car Pei que se dirigiu à comunidade de utilizadores da OnePlus para esclarecer esta questão. A explicação para a recolha das estatísticas de utilização é simples, a OnePlus quer compreender a forma como o utilizador se serve do smartphone e assim optimizar o desempenho do OxygenOS. Esta participação é opcional e tal como já explicámos, pode ser desactivada nas definições do Android.

Até final do mês, estará disponível uma actualização que vai tornar esta situação mais clara quando estiverem a configurar o smartphone pela primeira vez. Para quem já o está a utilizar, resta-lhe desactivar o envio dos seus dados. Importa salientar que as estatísticas de utilização vão continuar a ser envidas, mas sem estarem associadas ao equipamento. Os dados que estavam a preocupar parte da comunidade de utilizadores, como o WiFi, MAC Address e número de telefone, vão deixar de ser enviados, passando assim a OnePlus a respeitar o pedido dos seus utilizadores.

Cá está mais um exemplo de como se pode gerir uma situação menos positiva, com a OnePlus a assumir que podia melhorar a sua actuação, tendo reflectido e apresentado uma solução que por certo vai servir todas as partes. Muito bem OnePlus!

0 comments:

Enviar um comentário