11/10/2017

11/10/2017

OnePlus está a recolher dados sensíveis sem o conhecimento dos utilizadores


Já há algum tempo que não falávamos da OnePlus, algo que convenhamos não é nada habitual, pois como bem sabemos, a marca chinesa vive do passa palavra, seja por boas ou más razões. Desta vez, a OnePlus aparece envolvida em mais uma bronca, devido à recolha de informação sem o consentimento dos utilizadores.
Christopher Moore, é engenheiro de software e durante um evento de hacking, resolveu analisar o tráfego das comunicações efectuadas pelo seu OnePlus 2. Para esse efeito, utilizou um proxy para monitorizar todo o tráfego e foi surpreendido com os dados que recolheu.

As comunicações estavam a ser enviadas para o endereço "open.oneplus.net" num domínio Amazon AWS, que pertence à OnePlus. Encontrado o destino, foi chegada a vez de desencriptar os dados, para verificar o que estava a ser transmitido.

Números de IMEI, MAC address, rede móvel e prefixos IMSI e números de série são alguns dos dados que estavam a ser transmitidos. A OnePlus, quando questionada sobre o assunto, prestou a seguinte declaração:

"We securely transmit analytics in two different streams over HTTPS to an Amazon server. The first stream is usage analytics, which we collect in order for us to more precisely fine tune our software according to user behavior. This transmission of usage activity can be turned off by navigating to ‘Settings’ -> ‘Advanced’ -> ‘Join user experience program’. The second stream is device information, which we collect to provide better after-sales support. "

O utilizador pode cancelar a participação no programa, mas haverá sempre uma selecção de dados que continuará a ser enviada. Resta agora saber se os dados relativos ao desbloqueio do equipamento vão continuar a ser enviados para a OnePlus, ou se pelo contrário, fazem parte do lote está incluído no programa de experiência do utilizador, tendo por isso a possibilidade de serem "cancelados"

Nesta altura, não está claro se esta situação é exclusiva do OnePlus 2 , ou se é transversal a todos os smartphones da marca chinesa.

0 comments:

Enviar um comentário