02/10/2017

02/10/2017

Vodafone e NOS vão partilhar rede


Boas notícias para os portugueses que ainda não se sentirem bem servidos com a cobertura de internet em Portugal: a NOS e Vodafone fizeram uma parceria para a partilha das suas infraestruturas, facilitando o acesso de ambos a mais 2.6 milhões de pessoas.

Segundo o comunicado de ambos os operadores, "o acordo abrange a partilha recíproca de fibra escura em cerca de 2,6 milhões de casas, em que cada uma das entidades partilha com a outra um valor equivalente de investimento. A parceria é ainda alargada à infraestrutura móvel, onde está assegurada a partilha mínima de 200 torres móveis."

A fibra escura (dark fiber) é a designação dada à fibra que é instalada em excesso aquando da instalação das infraestruturas, precisamente para permitir futuras expansões sem necessidade de voltar a fazer o mesmo trabalho (com os elevados custos que isso tem). Pelo que, quer de um lado quer de outro, os actuais clientes não deverão preocupar-se com a questão dos novos clientes virem a prejudicar a qualidade do serviço - ou pelo menos, não haverá motivos para isso.

A grande questão é saber se este acordo significa que todos os actuais clientes com cobertura NOS passarão a ter a possibilidade de se mudarem para a Vodafone, e vice-versa - ou se esta parceria irá ser restrita a áreas específicas seleccionadas de acordo com o interesse de ambas. Seja como for, os resultados desta partilha só irão começar a fazer-se sentir a partir do início de 2018, e por essa altura já deveremos saber mais detalhes.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Publicar um comentário